sábado, 24 de março de 2012

Alimentos importantes no pré-parto

Depois daquela hemorragia gigantesca e da dificuldade que o meu corpo teve a parar o sangue, resolvi investigar um pouco mais sobre os factores que influenciam a capacidade de coagulação e como a alimentação é algo que podemos controlar, descobri que a vitamina K é um nutriente a ter em conta, já que intervém na coagulação do sangue e é anti-hemorrágica.

A vitamina K é necessária principalmente para o mecanismo da coagulação sanguínea, que nos protege de sangrar até à morte a partir de cortes e feridas, bem como contra as hemorragias internas. A vitamina K é essencial para a síntese da protrombina, uma proteína que converte o fibrinogénio solúvel em circulação no sangue numa proteína bastante insolúvel chamada fibrina, o componente principal de um coágulo sanguíneo.

 Principais fontes na natureza
As melhores fontes de vitamina K na dieta são os vegetais de folhas verdes, tais como folhas de nabo, espinafres, brócolos, couve e alface. Outras fontes ricas, são as sementes de soja, fígado de vaca e chá verde. Boas fontes incluem a gema de ovo, aveia, trigo integral, batatas, tomates, espargos, manteiga e queijo. São encontrados níveis menores na carne de vaca, de porco, presunto, leite, cenouras, milho, na maioria dos frutos e em muitos outros vegetais.
Como uma fonte importante de vitamina K2, temos a flora bacteriana do jejuno e do íleo. Não é no entanto clara a extensão da utilização das menaquinonas sintetizadas pelos microrganismos das vísceras.

  (Fonte)

1 comentário: