quinta-feira, 1 de março de 2012

Percentis e outros que tais...

Com tudo o que aconteceu nas urgências, acabei por não falar do resultado da ecografia.

A bailarina já pesa 2400kg e mantém o percentil 50! :)

Quanto ao comprimento a bebe vai ser pequenina com a mãe... O fémur está no percentil 5. Confesso que na altura fiquei triste, mas tenho a certeza que tal não implicará na saúde dela e isso é mesmo o mais importante. A mãe nunca se sentiu inferior por ser baixa (nem seria algo que quisesse mudar em mim), e também não podia sair às pedras da calçada já que o pai tem uma estatura normal, mas não muito alta :)

O diâmetro biparietal também está um pouco abaixo do normal, o que verifica a teoria de ser um bebé pequenino. Pequenino e fofo, já que o diâmetro abdominal está na média... ;)

Para quem tiver curiosidade, encontrei uma ferramenta muito interessante que dá para calcular a biometria fetal durante a gestação. Vejam aqui.
Para isso basta colocarmos as semanas de gestação e os valores obtidos nos relatórios das ecografias, que a ferramenta calcula o desvio, ou seja, mostra-nos o valor da média para essa idade gestacional.
Mamãs grávidas, experimentem e digam o que acham!

Outra forma mais fácil é analisar esta tabela, mas esta apenas serve para o diâmetro biparietal e para o comprimento do fémur.

2 comentários:

  1. Exactamente o que acontece com a Francisca. Está no percentil 25/50 e o fémur no 5... Na altura fiquei muito assustada mas depois de 4 semanas para ver a progressão do fémur, a médica descansou-me e olhou para mim.... "Vai ser como a mãe". Eu tenho 1,55m....
    Chegamos onde queremos :)
    Beijinhos!!!!

    ResponderEliminar
  2. woman hope, somos quase da mesma altura :)
    Fico descansada de saber que não é nenhum atraso no crescimento como pensei inicialmente, mas sim por ser baixinha como a mãe ;)
    E tens toda a razão, chegamos sempre onde queremos!!!
    Beijo =)

    ResponderEliminar