Depois daquela hemorragia gigantesca e da dificuldade que o meu corpo teve a parar o sangue, resolvi investigar um pouco mais sobre os factores que influenciam a capacidade de coagulação e como a alimentação é algo que podemos controlar, descobri que a vitamina K é um nutriente a ter em conta, já que intervém na coagulação do sangue e é anti-hemorrágica.
A vitamina K é necessária principalmente para o mecanismo  da coagulação sanguínea, que nos protege de sangrar até  à morte a partir de cortes e feridas, bem como contra as hemorragias  internas. A vitamina K é essencial para a síntese da protrombina,  uma proteína que converte o fibrinogénio solúvel em circulação  no sangue numa proteína bastante insolúvel chamada fibrina,  o componente principal de um coágulo sanguíneo.
 Principais fontes na natureza
 As melhores fontes de vitamina K na dieta são os vegetais de folhas  verdes, tais como folhas de nabo, espinafres, brócolos, couve e alface.  Outras fontes ricas, são as sementes de soja, fígado de vaca  e chá verde. Boas fontes incluem a gema de ovo, aveia, trigo integral,  batatas, tomates, espargos, manteiga e queijo. São encontrados níveis  menores na carne de vaca, de porco, presunto, leite, cenouras, milho, na maioria  dos frutos e em muitos outros vegetais.
Como uma fonte importante de vitamina K2, temos a flora bacteriana do jejuno  e do íleo. Não é no entanto clara a extensão da  utilização das menaquinonas sintetizadas pelos microrganismos  das vísceras.
  (Fonte)
 
Muito bom de saber! ;)
ResponderEliminarbeijinhosssssssss