domingo, 2 de outubro de 2011

As fraldinhas do piolho

Gosto muito do conceito das fraldinhas de pano. Sempre gostei e sempre as quis usar no nosso bebé. 
Além de serem muito mais sustentáveis para o planeta, são ainda muito úteis para a saúde dos bebés, porque permitem reduzir alguns graus de temperatura ao rabinho das crianças e são muito mais agradáveis ao toque. Se nós próprios usamos roupa interior de algodão, porque é que os bebés apenas têm direito ao plástico?

O único inconveniente é que há um investimento inicial um pouco maior que nas descartáveis e exigem muito mais de nós, uma vez que têm que ser lavadas e secas antes de usadas novamente. A primeira parte, no que se refere ao gasto de mais dinheiro nas fraldas, em pouco tempo se reverte e aí sim começa a poupança, em relação à segunda parte, lá teremos de arranjar uma forma de criar uma rotina sem que se perca demasiado tempo nem esforço. Afinal, a máquina de lavar e de secar é que trabalham por nós e não vejo que tal possa ser um grande impecilho.


O que pode acontecer é que nos primeiros meses a tarefa seja mais cansativa uma vez que as mudas são constantes e as fezes muito líquidas, o que dificulta um pouco, mas uns meses depois creio que vá ter energia para tratar de tudo e é claro que inicialmente não ponho de lado a hipótese das descartáveis.

Além do carrinho, foi a única coisa que comprei para o bebé e espero ainda vir a comprar mais caso ele e os papás se adaptem bem a elas.

Vamos lá ver se com o uso continuo a gostar tanto do conceito como agora :P

6 comentários:

  1. No curso de preparação para o parto também nos falaram dessas fraldas e chegamos mesmo a ir à loja com o intuito de comprar, mas depois desistimos. Apenas porque no primeiro mês é mesmo impensável usar dessas fraldas pela quantidade enorme que se usa (numa mesma muda precisava por vezes de utilizar três, é que os bebés ADORAM fazer nas fraldas acabadinhas de mudar, lol), depois com o tempo acabei por achar que já não valia a pena, até porque ela continua com os cocós muito moles e cada vez mais "cheirosos" (imagina o que é ter de andar com fraldas assim num saco, principalmente se quiseres passar um fim de semana inteiro fora!) e relativamente ao ambiente e custos terás de fazer sem dúvida muitas mais máquinas de lavar e secar roupa (a não ser que as queiras lavar à mão) o que também traz mais encargos ao nível de água, luz e desgaste do ambiente.
    Não te quero desmotivar, nem acho que seja uma má opção, até porque conheço quem as use e diga maravilhas, mas como por vezes o marketing só nos mostra o lado "bom", fica uma outra visão...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. vê no ebay, tens lá lindas e muito mais baratas do que aqui em portugal! ;)
    valem a pena, têm padrões lindos!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Isa, tens toda a razão. Vou realmente ter de fazer mais máquinas e gastar mais água e luz,com prejuízo para o ambiente, mas assim mesmo creio que o saldo será positivo para o planeta já que deixo menos fraldas descartáveis a serem enceneradas... Enfim, nenhuma solução é perfeita.
    Quanto ao resto, o bem estar do bebé e do resto da família que no meio de tudo será a nossa prioridade,por isso teremos mesmo de experimentar e ver se nos adaptamos. Se não nos adaptarmos também não farei grande alarido. O fundamental é que resulte para a nossa família, quer seja com descartáveis, quer com as reutilizáveis.
    Comprei um número pequeno para não ser uma perda muito grande caso não decida avançar com este plano, mas assim não posso deixar de dizer que experimentei :)
    Estou a torcer para que a experiência corra bem, contudo, estou aberta à mudança de planos.

    Sarokas, por acaso já tinha andado a espreitar, mas não sei muito bem fazer encomendas por leilão... Mete-me um pouco de confusão, confesso. Já compraste alguma assim?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. cusca aqui: http://sic.sapo.pt/video/?articleId=780151

    ResponderEliminar
  5. Lizzy, estive a ver o vídeo e gostei muito! É sempre bom ouvir testemunhos de pessoas que usam e que recomendam!

    Também gostei da ideia do sling :) Tenho de ver isso melhor ;)

    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu também comprei as fraldas reutilizáveis e aconselho:)
    Nos 1º dias, não aconselho, pois ainda são muito pequeninos, mas com 1 mês, os meus filhotes já usavam.
    Confesso que não uso sempre, intercalo, principalmente quando chove, pois demoram muito a secar. Eu lavo as fraldas a mão.
    Até te posso dizer, que a minha filhota, com os antibióticos para a gripe, apanha infecções vaginais e aí só aguenta as fraldas de pano. As outras nem pensar.
    Mas também digo-te, com os cocós, é complicado, mas não impossível:)
    Jocas e acho que fizeste uma boa compra!!!

    ResponderEliminar