sábado, 3 de setembro de 2011

Uma noz por dia não sabe o bem que lhe fazia

Adoro um bom fruto seco! Mas aqueles descascados e salgados (ou doces) não são para aqui chamados, apesar de deliciosos... :S

Tenho comido todos os dias uma noz e tem-me feito as delícias quando começa a formar-se aquele buraquinho na barriga. Sabem do que falo?

Temos ideia que de os frutos secos têm imensa gordura (e têm) e que por isso devem ser evitados, mas não é bem assim já que as gorduras que contêm são monoinsaturadas!

Estas gorduras são responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras, sendo ótimas para manter o peso ou até para emagrecer. Só não vale comer mais do que meia dúzia. O truque é comer por dia apenas o suficiente para encher um palmo da mão, ou seja, ingerir diariamente, mas em pequenas quantidades, já que 100g têm cerca de 650 kcal.

Na lista dos nutrientes benéficos entram ainda as fibras, as proteínas, o cálcio, o ferro, o potássio, o zinco, o selênio, a vitamina E, o ácido fólico, entre outros.

Uma noz pode substituir uma dose de um complemento nutricional qualquer ;) Por isso eu digo, uma noz* poz dia, não sabe o bem que lhe fazia!

*As castanhas e as amêndoas são também excelentes substitutos.

1 comentário: