segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mais um artigo sobre TEC

Estamos a caminho da nossa primeira TEC (transferência de embriões criopreservados), depois de 2 Inseminações e de uma FIV por ICSI falhadas...

Para que se recordem temos 5 embriões congelados :)

O senso-comum leva-me a crer que as probabilidades de sucesso serão inferiores às dos embriões frescos, mas assim mesmo não deixo de estar muito otimista e com muita esperança de ser já desta que iremos encher a nossa linda casa :D

O artigo abaixo fala sobre vários estudos sobre as taxas de gravidez e das taxas de parto, assim como da taxa da aborto e de mal-formação dos fetos..., ou seja, números, muitos números que dizem aquilo que eu já suspeitava.


Variáveis que afetam os resultados clínicos do processo de criopreservação embriões


Em geral, os fatores que influenciam a eficácia da transferência de embriões a fresco (idade da paciente, qualidade e número de embriões), também afetariam as taxas de gestações obtidas com embriões descongelados.

Até aqui tudo bem já que, neste momento, tudo está em nosso favor ;)

Acredita-se que o congelamento de embriões morfologicamente classificados como de melhor qualidade poderia acarretar uma possibilidade de maior sucesso após o processo de descongelamento e transferência embrionária. A distribuição equitativa entre embriões de mesma qualidade para transferência a fresco, ou para o processo de congelamento, teria influência significativa nas taxas de gravidez de um programa de criopreservação de embriões. A proporção de ciclos de FIV que necessitam de criocongelamento varia em função do grau de estimulação ovariana e da política de transferência embrionária. O sucesso na transferência de embriões criopreservados aumentaria a eficácia final de um único ciclo de estimulação ovariana.

Atualmente, dois esquemas hormonais são usados para a transferência de embriões descongelados : 1. Ciclo natural. 2. Ciclo artificial com bloqueio ovariano com análogos de GnRH (GnRH-a) + associação hormonal com estrógeno e progesterona. Tucker e cols. (1995) acreditam que não há diferença nas taxas de gravidez quando os embriões descongelados são transferidos em ciclos naturais ou naqueles com reposição hormonal pós-bloqueio ovariano com GnRH-a.
Queenan e cols. (1994) realizaram 628 transferência de embriões descongelados, resultando uma taxa de gestação em ciclo natural de 18% versus em ciclo artificial de 22%.

Ainda não sei qual destes dois tipos farei, mas neste momento estou mais inclinada para o ciclo artificial ;)

Irianni e cols. (1992) referem taxas de gravidez por transferência de embriões descongelados de 22%. Heijnsbroek e cols. (1995) publicaram uma taxa de parto por transferência embrionária de 10%, fato que elevou sua taxa de bebê em casa por procedimento (fresco + descongelado) em 6%.

O que aqui querem dizer é que uma FIV e uma TEC é considerado 1 único tratamento porque resultou de apenas uma estimulação ovárica, logo há maior sucesso quando há embriões criopreservados. Faz sentido!

Lin e cols. (1995) demonstraram que o sucesso da transferência de embriões descongelados é significativamente maior na população cujas pacientes engravidaram na transferência a fresco, do que naquelas que não obtiveram gestação previamente.

Ou seja, o ideal é que fossem mesmo usados para os irmãozinhos ;), mas....
Wada e cols (1994) observaram uma incidência de malformações maiores em 1% dos recém-nascidos cujas gestações foram conseguidas pela transferência de embriões criopreservados, tal valor é inferior aos relatados para os programas de FIV com transferência de embriões a fresco.

Será que li bem???? Mas o risco de mal-formações não seria de esperar que fossem maiores no caso dos criopreservados? Isso são boas notícias :)

A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (1995) refere que no ano de 1993 nos Estados Unidos, um total de 234 programas realizaram transferência de embriões criopreservados. Assim sendo, um total de 6194 transferência de embriões resultaram em 984 gestações, ou seja, 15.9% de gestações por transferência, obtendo-se um índice final de parto de 11.9% por transferência de embriões descongelados.

Tinha ideia que as taxas de sucesso eram um nadinha melhores :( E a diferença entre gestação e parto é muito grande!!!! Há um grande risco de aborto :(
Temos é de pensar que neste momento os resultados estão muito melhores. Afinal já passaram 18 anos e as técnicas estão muito mais desenvolvidas :D

Além disso, Van Voorhis e cols. (1995) relataram um acréscimo sobre as taxas de gestação por punção a fresco de 6.6%.
Frederick e cols. (1995) estudaram 36 pacientes que criopreservaram todos os embriões obtidos no ciclo a fresco, em virtude do alto risco para o desenvolvimento de síndrome de hiperestimulação ovariana ou que possuiam endométrio inferior a 8 mm de espessura. A criopreservação foi realizada com PROH 1.5M, no estágio de pronúcleo ou embrião de duas células. A transferência embrionária pós-descongelamento foi executada em ciclos com reposição hormonal em 70% dos casos e em ciclo natural em 30%. Obteve-se uma taxa de gravidez por ciclo de transferência de 33% e um índice de parto por transferência de 28.6%. A taxa de implantação foi de 9.1%.

Estes números são bem mais apetecíveis, mas no nosso caso, os embriões já têm 8 células :S E quanto mais células têm, maior é o risco de lise celular...

Kaufmann e cols. (1995) observaram que a criopreservação de blastocistos após cultivo em sistema de co-cultura poderia produzir índices de gravidez por transferência de embriões descongelados de 21.7% e de gestações clínicas de 19%.

Também não é o nosso caso.

O sucesso da criopreservação de embriões submetidos a ICSI ainda é motivo de dúvidas.

A partir daqui é que começo a ficar preocupada!!!!

Van Steirteghem e cols. (1994), criopreservando embriões excedentes provenientes de ciclos após ICSI, verificaram que 53% dos embriões descongelados sobreviveram, obtendo-se uma taxa de gestação clínica por transferência de 12.9% e um índice de partos por transferência de 5.9%.

Será que só nos restam 5,9 % de probabilidade de nascerem bebés de uma TEC, depois de uma ICSI?????

Ao contrário do programa FIV do mesmo serviço com a mesma técnica de criopreservação, conseguiram uma taxa de sobrevivência de 51%, com um índice de gestação clínica por transferência de 10.7% e um índice de parto por transferência de 7.1%. A incidência de aborto pré-clínico para as pacientes de ICSI foi de 40.9% e para as de FIV de 27%. Uma explicação para a alta incidência de aborto pré-clínico em gestações obtidas através de embriões criopreservados após ICSI ainda não ficou clara.

Ainda é uma diferença bem significativa de uma FIV para uma ICSI!!!

 Al-Hasani e cols. (1996) compararam a performance de lotes embrionários obtidos após FIV convencional ou ICSI ambos congelados na fase de pronúcleo. Os dados não evidenciaram diferenças significativas nas taxas de gravidez após transferência embrionária entre o grupo de FIV (17%), e o de ICSI (20%).

Fonte: ver aqui

15 comentários:

  1. Querida Sarinha,

    Parece-me que dentro em breve terei q começar a ler sobre tudo isto. Acho bem estarmos informadas, mas n devemos deixar q os números nos façam mal.....

    Sei de bastantes casos que com TEC conseguiram os seus positivos! :) E tu tens 5 para conseguir!!!! :)

    Já sabes quando vais recomeçar? Eu e o meu marido estivemos a falar e se sempre se confirmar a gravidez bioquímica, pensamos de momento parar, deixar rolar o Verão, para descansar nas férias e gozar sem stress e depois voltar ao ataque em Setembro logo cedinho....

    Beijinhos e queria desejar-te TODA A SORTE DO MUNDO!!!! :D :D :D

    ResponderEliminar
  2. Quando fazes?!

    Fico a torcer que seja desta!

    ResponderEliminar
  3. Alexandra e Lia, ainda não tenho novidades sobre quando farei a TEC :(

    Como estou a ser atendida no público, não poderei ser eu a decidir, como tu, Alexandra, por isso ficarei sujeita à data que me for indicada...

    Só no final deste mês é que voltarei a falar com a minha médica e só aí me será dito quando é que pensam fazê-lo.

    Alexandra, tem calma e não te precipites com a gravidez bioquímica que cá para mim o beta vai subir muito e já terás uma barriga bem grandinha em Setembro ;)
    Sabes que torço muito por ti!!!

    Lia, e tu? Como estão a correr os treinos? Quem sabe se não estará já em breve a vossa vez?! :D

    Boa sorte, amigas!!! :)

    ResponderEliminar
  4. Oh... Pois, o privado tem essa vantagem..... Nem me passou pela cabeça q no publico, uma vez tendo começado,não pudesses escolher..... Sou verdinha nestas coisas.... ehheheh.....

    Entretanto estive a ler e percebi q se sempre for bioquímica não preciso esperar, visto q se avançará para ICSI. Assim sendo, penso q irei fazer uma última tentativa antes das férias que serão só a partir do fim de Julho...

    Estou a torcer muito q tenhas boas notícias nessa consulta e q possas avançar em breve!!! :D

    MUITO BOA SORTE! :)
    Tenho a certeza q em breve serás mamã! :)

    Lia, Boa sorte para ti tb!!! :D :D :D

    ResponderEliminar
  5. Não é que não possa fazer uma pausa, que posso! Mas, quando quiser retomar, terá de haver disponibilidade para tal e como não quero arriscar ter de aguardar pela nossa vez, fazemos logo que possível ;)

    Mas, diz-me uma coisa. Tu fizeste uma FIV, certo? E podes fazer já outra ICSI? Não tens de aguardar 3 meses para recuperares?
    De qualquer forma, fico muito contente com a vossa vontade de tentar mais uma vez antes do Verão, mas se calhar até nem vai ser necessário, minha querida!!! Estou para aqui à espera que me digas que esse valor subiu muuuuiitttoooo :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Eu fiz uma ICSI, fomos directamente para este tratamento sem tentar outros devido aos problemas que temos... E com este processo congelamos 3 embriões.

    Só posso seguir directamente porque tenho 3 embriões e vou fazer TEC. Se fosse repetir ICSI, teria q esperar penso q 3 meses....

    Estou à espera q me liguem do hospital.... ticc tac tic tac! ;)

    sim, no publico têm q ir um pouco com a maré deles, senão arriscam ter q esperar MUITO mais....

    Eu tenho estado a pensar s não me devia inscrever para um publico enquanto vamos fazendo no privado.... Não vá isto demorar muito mais do que tinha esperado....

    beijinhossss assim q tiver notícias digo! :)

    MMMMEEEEDDDDOOOOOO!!!!!.... :S :S :S

    ResponderEliminar
  7. Já tenho o resultado.

    Infelizmente não houve alteração nenhuma. Manteve-se o mesmo Beta de 19.

    Vou parar a medicação toda e repetir o beta para a semana que vem, para ver o que acontece, mas já sabemos todos o que isto significa! :( :(

    Muito obrigada pelo apoio.... :( :( :(

    Só espero que o periodo venha depressa e sem muito aparato e dor, para conseguir seguir em frente e começar a pensar na próxima...

    Por algum motivo este embrião, apesar de se implantar, não teve condições de se continuar a desenvolver... Esperemos que os próximos não sejam assim...

    Beijinhos e MUITO obrigada pelo teu apoio e carinho! :)

    ResponderEliminar
  8. Sara eu ando nos treinos... Já passou o período fértil e agora é esperar. Estou a fazer Dufine vamos ver se dá um empurraozinho. Já estou no 3º ciclo de tratamento...

    Alexandra obrigada e boa sorte para ti também!!

    ResponderEliminar
  9. "A incidência de aborto pré-clínico para as pacientes de ICSI foi de 40.9% e para as de FIV de 27%. Uma explicação para a alta incidência de aborto pré-clínico em gestações obtidas através de embriões criopreservados após ICSI ainda não ficou clara."

    Ora cá estou eu nessa alta percentagem! :(

    E como ainda n foi expulso, dói ver o positivo em testes de gravidez e saber q "ele" está ali, se implantou, mas depois deixou de ter forças para continuar! :(

    Gosto mais do teu novo artigo! ;)

    ResponderEliminar
  10. Alexandra, já tinha visto o teu resultado no fórum... :(
    Infelizmente não correu como queríamos, mas não há que desanimar!!!
    Passamos já para a TEC e nem dá tempo para nos ficarmos a lamentar. E sabes que mais? Vamos passar pela TEC juntas, tal como passamos a ICSI e quem sabe se conseguiremos também juntas alcançar o nosso objetivo. :D :D :D
    Beijinho

    Lia, tenho seguido sempre a tua história no teu blog :) Estou a torcer por ti! Espero que seja já neste ciclo!!!
    Beijoca :******

    ResponderEliminar
  11. Isso ia ser muito muito bom!!!

    E depois mostrar as barriguinhas uma à outra! ;) ;)

    Eu já sei quando posso recomeçar. Agora neste ciclo tenho q deixar o meu corpo recuperar de tudo a 100% (ainda aguardo o periodo...) e depois, no OUTRO ciclo, no primeiro dia, ligo para o médico ou para o hospital para iniciarmos a terapêutica.... Por isso, lá para o fim de Julho! :D

    Até lá vou mergulhar q nem doida e andar de bicicleta e correr e essas coisas todas q neste ultimo mês e meio não pude fazer! ;)

    Beijinhoooooooooooo

    ResponderEliminar
  12. Alexandra, gostava muito de fazer já em Julho, mas estou convencida que vou ter de fazer um ciclo com medicação e às tantas vou ter de tomar pílula como quando foi na ICSI...
    E tu, já sabes como vai decorrer a tua? Com ciclo natural ou com medicação?
    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  13. Eu não faço a mínima ideia, na realidade....
    Liguei para o hospital e expus as minhas questões a uma enfermeira o que o médico disse:

    Neste ciclo tenho que esperar q o corpo se recomponha e que no próximo ciclo, assim que tivesse no primeiro dia do período ligasse para lá e que ele então ajustava a medicação...

    Achei estranho e custa-me que, na realidade, não tenha chegado a falar com o médico depois deste ciclo, uma vez q o resultado foi tb uma enfermeira q me disse (o médico estava numa punção).

    Assim, não faço ideia de nada. Perguntei se marcava consulta para essa altura ou se ligava e ela apenas me disse para ligar.

    Por isso agora estou na dúvida se hei-de marcar uma consulta para ficar melhor informada de tudo e poder falar com o médico sobre esta gravidez bioquímica....

    Mas como queria q o período viesse primeiro e tenho muito tempo até ao primeiro dia do outro ciclo (os meus são de 35 dias! LOL!.... :S) decidi deixar passar uns dias.

    Entretanto já veio e já posso dizer adeus a este ciclo de forma definitiva.

    Penso tentar ligar e marcar consulta lá para o fim de Junho... A ver se consigo sacar mais info. O meu médico é de MUITO poucas palavras! ;)

    Que te parece tudo isto??

    Beijinhosssssssssssss

    ResponderEliminar
  14. Olha, Alexandra, não me parece errado o médico apenas te dar as informações na altura ue realmente necessitas... Onde sou acompanhada acontece-me exatamente o mesmo :)
    Eu é que tento informar-me um pouco mais sobre a técnica que me espera, mas os procedimentos específicos fico apenas a sabes pouco antes de os começar a fazer ;)
    Quanto à tua gravidez bioqueímica, pouco há a acrescentar. Houve implantação, o que é ótimo, porque quuer dizer que o teu organismo é capaz de o fazer (é bom prenúncio para futuros ttt), mas infelizmente não foi evolutiva. Os motivos não há como saber, mas é provável que tenha sido por inviabilidade do embrião, logo não é preocupante porque é mais comum do que pensamos. Acontece a várias mulheres que nem chegam a saber porque não fazem o beta como nós que fazemos ttt de fertilidade.
    Não estejas preocupada, liga para lá no início do próximo ciclo e aí sim, convém marcares a tal consulta para falarem direitinho dos procedimentos a seguir...
    No meu caso será exatamente assim que se passará! Acredita que estás a ser bem seguida e daqui a nada começa a nossa próxima aventura!!!! ehehehehe
    Beijinho grande :*********

    ResponderEliminar
  15. Pois! :)

    A mim cheira-me que vamos ter uma TEC em ciclo natural, uma vez q o médico me disse para ligar só no 1ºdia do período.

    Entretanto veio-me o dito cujo e tenho tido tantas tantas dores q acabei por ligar para o médico que me disse que é natural, mas me mandou fazer um novo Beta na próxima 4ª só mesmo para verificar q está tudo bem e q o valor "zerou"....

    Vou-me sentir mesmo tola no hospital a fazer um Beta nestas circunstâncias.... Enfim, nunca mais tem fim! :(

    sssiiimmmm, estou ansiosa q chegue nova data de tratamento!

    Beijinhossss e muito obrigada!!!

    ResponderEliminar