domingo, 19 de junho de 2011

Problemas éticos

Estou aqui com algumas dúvidas sobre o futuro dos embriões que temos congelados.
Devo já avisar que estas considerações podem ser polémicas...

No nosso caso temos 5 embriões congelados, mas (infelizmente) não estão congelados individualmente. Confesso que foi um choque grande para mim saber no dia da transferência que me tinham congelado os embriões em duas pipetas: 2 + 3...

O problema põe-se porquê?
No centro hospitalar onde estou a ser acompanhada, não transferem por norma mais de 3 embriões, ou seja, na eventualidade dos 3 embriões sobreviverem à descongelação, haverá um excedente que será condenado à não-sobrevivência e isso eticamente parece-me errado! Muito errado mesmo!

As questões que se levantam são as seguintes:

1º Nós optamos por transferir 2 embriões de cada vez, pelo que a pipeta com 2 embriões não causa qualquer complicação...

2º No caso da pipeta com 3 embriões, já não é bem assim :( Esta questão pode até nem vir a colocar-se porque podem não resistir todos à descongelação, no entanto não me parece bem ficar a torcer para que tal venha a acontecer :S (A taxa de sobrevivência dos embriões criopreservados ronda os 50%)

3º Se sobreviverem os 3, será que me darão a possibilidade de decidir se transfiro os 3? No hospital, por norma apenas transferem 3 no caso de idades avançadas da mãe e de inúmeros ttt falhados, o que não é o nosso caso. Será que devo exigir ser eu a decidir, mesmo que isso acarrete uma futura gravidez de risco para mim e para os bebés? E se não deixarem ou se eu assim não decidir, o que fazer ao 3º???? Deixo simplesmente um "bebé" nosso morrer só porque "inconvenientemente" sobreviveu????

4º Soube de um caso de um casal que voltou a congelar o embrião que não foi transferido na 1ª TEC. Será que é um procedimento normal? Não serão estes de inferior qualidade? E por outro lado, não andaremos nós a brincar com a vida de um potêncial ser humano?

5º Não teria o casal o direito de decidir como os queria congelar? E se optássemos por transferir apenas 1 de cada vez para evitar uma gravidez gemelar? O que se fariam aos excedentes?!

Estas perguntas andam a assolar-me repetidas vezes e sinceramente não sei se estou preparada para tomar certas decisões...

Para quem já fez alguma TEC ou fará no futuro, já pensaram nestas coisas? Aconteceu-vos algo do género? Tiveram de tomar alguma decisão difícil? Como decidiram/ decidirão?

Estarei eu a ser picuinhas??? Confesso que na situação pela qual estamos a passar, no seguimento de estarmos a ter dificuldade em conceber, cada um daqueles embriões são coisas preciocíssimas com as quais não me parece bem jogar ao jogo das probabilidades...

E já agora se conseguirmos engravidar, serei capaz de deixar algum deles "expirar" de prazo de validade?
Lá apenas podem mantê-los criopreservados durante 3 anos... Serei eu capaz de "matar" algum, apenas porque não dá jeito ter 5 filhos nos dias de hoje???

Enfim, ... tenho alturas em que estas coisas me "assustam" um pouquinho.

3 comentários:

  1. Olá linda, as tuas questões são muito válidas!

    Pelo q sei eles podem voltar a congelar os embriões. Não é como a comida! LOL! ;)

    Assim, se sobreviver o 3º, penso q será congelado! ;)

    Quanto às restantes questões, penso q só vocês como casal podem ter respostas para isso. Mas penso q é muito muito importante pensar na qualidade de vida que se pode dar aos miúdos. Mas só vós podem saber quais as vossas capacidades emocionais e monetárias!

    Beijinhossssssssss :)

    ResponderEliminar
  2. Querida, estive a ler o teu post com muita atenção...

    Para mim também não faz sentido terem-te congelado três embriões juntos... porque lá está... o que fazer com o terceiro???

    Depois tenho a dizer-te que penso que estás enganada quanto a taxa de sobrevivente dos embriões crio-preservados... pelo menos na IVI garantiram-me uma percentagem bastante mais acima do que os 50%...

    Eu também tenho dois embriões criopreservados, provavelmente não os vou utilizar... e por isso, na altura da punção, autorizamos que os nossos embriões excedentes fossem doados para investigação cientifica ou para casais que precisem deles ... não me faz confusão nenhuma que os meus embriões sejam úteis para alguém que os queira... parece/me muito melhor do que deita/los fora....

    Se Deus quiser, iras utilizar apenas os dois primeiros embriões e os três embriões congelados podem acabar a ter uma utilidade bem mais interessante do que serem deitados fora...

    Seja como for, acho que tens todo o direito e mérito por pensares em todas as situações possíveis e reflectires sobre elas...


    http://embuscadeumpositivo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. olá querida,
    como sabes somos novos nestas andanças e todas estas questões fizeram-me pensar mt. já tenho pensado em mt coisa, especialmente com o "andarmos a brincar com potenciais humanos". de qq forma, acho q algo básico q deveriam ter feito (os médicos) era não terem junto 3, se existem razões fortes para eles não usarem 3 ao mesmo tempo, e se neste momento vocês não estão dentro desses parâmetros... de qq forma, acho q o q já está, já está, por isso, porque não fazem todas essas perguntas ao vosso médico? Dêem-lhe a possibilidade de vos acalmar e esclarecer!

    beijinho,
    R

    ResponderEliminar