terça-feira, 17 de abril de 2012

Peso pluma

foto daqui
A nossa Bailarina é mesmo um peso pluma! 
Nasceu com 2575g, mas quando saíu da maternidade, dois dias depois, já só pesava 2400g.

Com 15 dias estava com 2300... :(

Infelizmente o meu leite não tem sido suficiente para a saciar por completo. Mesmo depois de mamar cerca de 1hora, chora com fome e desde este fim-de-semana temos dado suplemento em quase todas as mamadas.

Já tentei retirar com a bomba e simplesmente não sai leite, apenas umas míseras gotas :((( Fico muito triste por assim ser porque tenho muita vontade de amamantar e gostava de o fazer em exclusivo até aos 6 meses, mas tão não será possível e não vale a pena sofrer por algo que não posso mudar.

Em breve iremos voltar a pesá-la e confesso que estou desejosa por boas notícias. Doi-me ter de a acordar a toda a hora para mamar... Como demora muito tempo a mamar, quando finalmente consegue adormecer e descansar já está na hora de voltar a mamar e o pior é que não quer despertar e logo mama muito pouco voltando logo a adormecer!

Os papás já tentaram de tudo: mudar a fralda antes, tirar alguma roupa, colocar música e até inventar umas cantigas giras com o nome da Bailarina! Uma preciosidade!!! LOL
Esperamos boas notícias em breve para podermos relaxar os três mais um pouco... :) 


4 comentários:

  1. Não te preocupes que a tua bailarina logo logo aumenta de peso. Não stresses muito porque isso não é bom para as 2. Se ela tiver de mamar suplemento, não é a única.
    No principio também me acontecia ter de acordar a Francisca para mamar e realmente custa muito. Mas vais ver com o tempo vai deixar de ser uma necessidade!
    Beijinhos e fica bem!

    ResponderEliminar
  2. Isso aconteceu-me logo nos primeiros dias. Chegava a mamar durante 1.30h/2h!Eu parecia um trapo!
    Mas a verdade é que estimulou muito bem!
    Já tentaram mexer-lhe nas orelhas ou nos pés? A minha comadre quase que despia o meu afilhado para o fazer acordar!
    Dizem que o promil aumenta a produção, fala com a médica...
    Claro, bebe muita água, descansa o mais que puderes e quanto mais ela mama, mais leite vais ter!
    Que tudo se componha e que a princesa engorde, que isso é que é preciso!

    ResponderEliminar
  3. Pesquisa na net, o que é que pode fazer aumentar a produção de leite, já vi por aí em alguns sites falarem de comprimidos de levedura, mas não faço ideia se resulta...
    Ou passa numa ervanária a ver o que te dizem.
    Bjks***

    ResponderEliminar
  4. Olá :)

    Olha, não stresses, falo por experiência própria que o stress é o inimigo nº 1 da amamentação. Quando estamos stressadas libertamos uma hormona que inibe a ejecção do leite e isso acaba por complicar as coisas. Quanto ao leite que sai na bomba é a mesma coisa, comigo acontecia o mesmo, saia sempre muito, muito pouco e amamentei o Tiago ano e meio e ele sempre engordou, umas vezes muito (nos primeiros tempos chegou a engordar 500g numa só semana) outras pouco mas era sempre a somar.

    As minhas regras básicas eram amamentar a pedido, sem horários e sempre num local calmo com pouca luz. Cheguei a amamentar várias vezes de hora a hora porque o segredo é a estimulação. Se não estimulares, não há mais leite. Conselhos que te posso dar que resultaram muito comigo (isto antes de tentares Promil ou cápsulas de feno grego, por exemplo)foram estes:

    -Se tiveres um pano como eu tive (http://aproveitaravidaja.blogspot.pt/2010/10/nova-aquisicao-sling-as-costas.html) é excelente porque o contacto físico entre as duas faz maravilhas na estimulação.Ah e se puderes anda de mamoca de fora para lhe dar o cheiro (ehehe) e ela ter sempre papinha à descrição.

    - Deita-te com ela e de mama de fora (as duas na tua cama durante o dia, por exemplo), sempre que ela se mexer tentas dar-lhe mama. O objectivo é ela sentir a paparoca sempre disponível.

    Isto serve para tornar o processo menos mecânico e mais natural, instintivo. Queria dizer-te muito mais coisas mas não sei como vão as coisas por ai e precisava de mais feedback teu. Só mais uma coisa, evita dar a chucha (uma coisa que me prejudicou muito e da qual me arrependo de ter dado) dá-lhe antes mama :) e se deres suplemento que seja uma coisa mesmo mínima, menos de 30ml (o estômago deles é muito pequenino) só para ela não ficar a chorar e se possível, dá-lhe com uma colher de café (cheguei a fazer isso ao Tiago com o meu leite, para não dar biberão e ela gostava muito, parecia um crescido). Ao fim de pouco tempo voltas a tentar mama. É cansativo, eu sei mas é a forma de teres sucesso na amamentação. De qualquer modo tens este blog (http://mamaraopeito.blogspot.pt) e conselheiras que te podem ajudar (liga, a sério, sem receios) a verificar se ela faz boa pega (pode estar apenas a chuchar) e acima de tudo a tranquilizar-te.

    Se quiseres conversar melhor, manda email com as tuas preocupações.

    Beijo grande e relax ;)

    ResponderEliminar