sábado, 14 de abril de 2012

O parto

Há aquele costume de desejar uma horinha pequenina a quem está no final da gravidez... Eu, pelo menos, ouvi este voto inúmeras vezes. Como não poderia deixar de o fazer, vim relatar o parto, mas fá-lo-ei de uma forma bem curtinha, quase telegráfica! Sinceramente nem quero relembrar tais momentos em pormenor...

1h30 - A bolsa das águas rebenta com um pontapé certeiro da Bailarina :) Eu não digo que a rapariga é tramada?! O engraçado é que o papá estava com a mão na barriga e sentiu-o! Eu fiquei um pouco zangada com ela, primeiro porque sempre nasceria dia 28 como sonhara de véspera (e eu estava com vontade que ela nascesse apenas às 40 semanas), mas mais importante que isso fiquei zangada porque estava cheia de sono e nesse momento soube que teria outra noite sem dormir :S (Na noite anteriormal consegui pregar o olho com dores. Mal sabia eu que já eram dores do parto...)

3h30 - Dou entrada no hospital.

3h30 às 7h - Cintas. Dores. Exercícios de respiração. Período de dilatação.

7h às 8h - Quatro dedos de dilatação e passo para a sala de partos onde me é dada a epidural. O sol começa a nascer. Alívio. Verificam a   glicémia, colocam-me a soro. Mais tarde volto a medir e dão-me insulina.

9h30 - O marido chega. As contrações abrandam. Soro com oxitocina.
      - O ritmo cardíaco da Bailarina tem flutuações. Colocam-me o oxigénio e colocam um aparelho na  cabeça da bebé para a monitorizarem melhor. Médicos e enfermeiras verificam o que se passa, mas não descobrem a causa das irregularidades.

Daqui em diante perdi noção do tempo...

? - A epidural estava lateralizada e volto a sentir as contrações com intensidade, mas apenas no lado direito. Nova tentativa de colocação da epidural.

? - Ecografia para verificar a posição da Bailarina. Má posicionamento. Manobras de reposicionamento. Fiz alguns minutos de puxos e já consegui uma dilatação de 8 dedos.

? -  Muitos minutos, (horas???) de puxos em várias posições. Colo do útero que cede e é empurrado para fora juntamente com a cabeça da bebé. Várias tentativas de o colocar no sítio.

? - Antibiótico. (A bolsa estava rompida há muitas horas)

? - Mais puxos. Episiotomia. Puxos. Nova episiotomia. 

? - Ventosa. 4 obstetras, várias enfermeiras e internos na sala. Uma obstetra deitada na minha barriga a comprimi-la durante as contrações e os puxos. Sangue, muito sangue. O colo do útero continua a não colaborar. O monitor da bebé está constantemente a apitar por falta de pulsação (Começo a desconcentrar-me da minha tarefa). O meu monitor apita a cada puxo por risco de taquicardia. Fico com o corpo todo cheio de pintas de sangue de fazer tanta força. O marido está sempre ao meu lado a ajudar e a mimar-me. Concentro-me apenas no que diz o obstetra que está a fazer o parto.

15h - Nasce a Bailarina completamente azul, com a cabeça toda deformada, com o cordão à volta do pescoço e sem respirar. Passaram os piores minutos da minha vida enquanto a levam para outra sala ainda sem respirar. Ouve-se um choro fraquinho. Informam-me que tem 2575g, 46 cm e colocam-na no meu colo :´)

? - A placenta é removida minutos depois e começam a coser. O tempo pára enquanto admiro a nossa bebé linda que não pára de tentar manter os olhos bem abertos apesar da luz intensa que lhe está a ser projetada diretamente no rosto :D

Afinal não foi tão telegráfico assim... eheheheh

11 comentários:

  1. Ui que parto complicado. ainda bem que a vossa bailarina superou todos os obstáculos e a Mamã também! Parabéns pela Princesa

    ResponderEliminar
  2. AI! AI! O fim é belo DEMAIS, mas o meio e tudo o mais....... :( :( Nem quero imaginar!!!!!!!!

    Quanto mais leio, menos vontade tenho do parto normal! LOL!..... Na próxima consulta vou falar sobre o assunto com a médica, pois até aqui com as complicações todas, nunca falámos do futuro, era sempre a pensar no exame seguinte, no resultado seguinte..... No entanto, cada vez mais estou inclinada para insistir que se marque cesariana e poupar-nos aos três, mas sobretudo a mim e ao Afonso, essas horas de provação!.........

    De qq forma, uma coisa é certa para mim, forceps e ventosas estão ABSOLUTAMENTE proibidas por mim!....... Tenho TANTO medo dessas coisas, q as vou proibir definitivamente para nós......

    De qq forma, e voltando ao tema q interessa aqui, que és TU e a TUA bailarina, resta-me dizer q fico feliz q tivesse tudo terminado em bem e q a tua menina esteja de óptima saúde junto de vós!!! :D :D :D

    Beijinhos gigantes, querida MAMÃ!!!! :)))))))

    ResponderEliminar
  3. Oi amiga ..parabens pela bailarinha...
    Que Deus sempre porteja vcs...
    E estou muito feliz por vc
    bjkas de carinho

    ResponderEliminar
  4. Olha, apesar do sofrimento (que deve ter sido imenso a julgar pelo relato) pensa que tens o melhor deste mundo, a tua pequena bailarina. Tudo há-de passar.

    Bjs e muitas felicidades para os três.
    Anabela

    ResponderEliminar
  5. Realmente, pelo que descreves, não foi fácil...
    Mas o que interessa é que já tens a tua menina nos braços. Aproveita cada momento!
    Beijinhos e Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  6. Eu imagino o susto querida. Mas agora está tudo bem. Tive um parto traumático. A minha Maria rodou quando já estava no canal de parto. Encaixada. Ou seja, nasceu com o rosto voltado para cima. Como anatomicamente a coisa é complicada (o canal permite de forma natural a expulsão da criança com o rosto para baixo já que a nossa curvatura interna e a das costinhas dos babys assim o obriga). Mas ela já estava lá com a cabeça e a minha GO disse-me que ela ia sair assim mesmo... Ia era precisar de ajuda. Que eu bem puxava, puxava e ela descia, batia e voltava a subir. E só me recordo de uma imagem similar à que descreves. 4 enfermeiras, a minha GO e mais 2 na sala, o meu marido a panicar mas firme ao meu lado, e uma amiga enfermeira com cara de a coisa não está a correr bem... E duas enfermeiras literalmente em cima da minha barriga e a minha GO com uma ventosa fez o resto... Eu nem olhei para o altinho da cabeça, mas o senhor meu marido ia tendo um ataque... E a minha GO lá o acalmou e explicou que no dia a seguir estaria normal. E estava... A parte boa foi que ela chorou logo e tudo e tudo e tudo.. Estava bem. A minha GO saiu pouco depois dos pontos da episiotomia estarem dados. E vi uma enfermeira a mudar de cor, momentos depois e desatar aos gritos a chamar um médico. O meu útero tinha estilhaçado, tal como um vidro de um carro quando é atingido por uma pedra. Eu estava a perder muito sangue. Pediram-me calma. Muita calma. A epidural já lá ia. E aí começou o meu tormento. Confusão... Muita. E com calma lá me explicaram que o meu útero tinha cedido no momento da expulsão... E que iam ter que cozer a manta de retalhos. E eu disse que sim. E foram mais de 60 pontos internos. A frio. Mas depois ela voltou ao meu colo, e tudo parou. Nada mais importava. A recuperação depois foi penosa e terminou com uma cirurgia de reconstrução interna 1 ano, 1 mês e uns dias depois. Mas valeu a pena. Voltaria a passar por tudo! Quando ao leitinho, eu sei que custa muito (eu nem sequer produzi leite, porque tive uma alteração hormonal mesmo no fim da gravidez, que para além de barba (mesmo!) me levou a possibilidade de produzir leite. Andei numa batalha 10 dias. E desisti. Porque do meu leite ela nunca bebeu... e a minha exaustão era tal que eu já nem consegui pensar. E rendi-me às evidências. Bjs nossos (e uma foto para o meu mail, não há?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patricia, minha querida, o eu parto não foi nada, nada desejável :( Mas é mesmo como dizes, depois de termos a nossa menina nos braços sentimos que tudo vale a pena :D
      A nossa bebé também estava na mesma posição que a Maria. Nasceu com a cabecita para cima e por mais que puxasse parecia impossível a saída!!! A cabecita também ficou toda deformada, e confesso que na altura me poupei a vê-la assim... Colocaram o gorro e só olhei para a cabecinha dela no dia seguinte e é mesmo como dizes, já não estava tão deformada. Estava apenas muito pisadinha e com a marca da ventosa.
      Um beijinho grande
      PS - vou-te enviar email ;)

      Eliminar
  7. Meu Deus...até fiquei sem respiração enquanto lia!
    Nunca colocaram a hipótese de uma cesariana???
    Beijinho grande para vocês :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca puseram essa hipótese, ou pelo menos não a comunicaram em minha presença...
      A certa altura apenas disseram que eu ia precisar de uma "ajudinha" (a ventosa) e pediram-me autorização para me ajudarem a puxar, empurrando a barriga.
      Nessa altura eu estava bem otimista e sorridente porque pensei: "Felizmente está a chegar ao fim!" Mal sabia o que ainda me faltava...
      Apesar de ter sido um parto sofrido, não tenho dúvidas de que fui muito bem assistida. A verdade é que o meu colo do útero não colaborou (pelos vistos acontece numa pequena percentagem de parturientes)e a posição da bailarina tb não foi a melhor!
      O bom é que depois de ela estar cá fora, esquecemos tudo e relativizamos o sofrimento. É caso para dizer: "Vivam as hormonas!" LOL

      Eliminar
  8. Oh querida.... nunca imaginei que tivesses tido um parto assim! Que "momentos" deves ter passado, confesso que sempre que oiço falar sobre um nascimento de um bebé cai sempre uma lagriminha ;) mas ao ler histórias como a tua sinto-me uma sortuda por ter tido a minha daquela maneira. Acordo, sinto umas dorzitas e vamos para o hospital porque embirrei com os médicos que me seguiram. Nem sei bem como cheguei ao hospital em 45 minutos e ela com a cabeça de fora e eu a fazer força para que ela aguentasse... assim que chego ao corredor do hospital de maca tiram-me as calças e lá vem ela!!! Foi um momento que jamais irei esquecer... só eu e ela.

    Mas podia não ter corrido assim... e por isso sou mesmo uma mulher abençoada, uff.

    Como dizes no fim esquece-se tudo! São sem sombra de dúvida o melhor do mundo, melhor que um filho só dois ;p)

    Desejo-vos as maiores felicidades e tudo, tudo de bom!!
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que tembém verti umas lágrimas ao ler o relato do teu parto! :) Foi realmente lindo demais!
      :*

      Eliminar