quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Consulta de nutricionismo

Pois era mesmo isso que eu temia...

As restrições que estava a fazer são as ideais para o meu problema. Continuarei a ter praticamente os mesmos hábitos que estabeleci para a semana que passou, mas... posso comer mais uma bolachinha ao pequeno almoço (yupi!!!), mais uma tosta ao deitar ou substituir por meio pão de cereais/centeio ou mistura e até posso colocar um pouquinho de manteiga! (Uau!!!)

De resto, é de manter as duas peças de fruta por dia (entre refeições e sempre acompanhada de glícidos de longa duração) e o leite ou derivados antes de ir dormir.

Descobri que a ceia é mesmo muito importante, porque um destes dias adormeci sem comer (estava estafada) e de manhã o nível glicémico estava baixíssimo, o que fez disparar o açúcar ao pequeno almoço, mesmo tendo comido o mesmo dos outros dias :(

Cá fica a dieta recomendada para os diabetes gestacionais:

Pequeno-almoço:
- Caneca pequena de leite com uma mão cheia de cereais sem açúcar (corn flakes da Nacional 0%)
ou
- Iogurte natural com uma fatia fina de fruta e 4 bolachas de água e sal Vieira de Castro ou 2 tostas quadradas integrais.
Nota: Pão nem pensar, porque faz subir muito de manhã!


Meio da manhã:
- 1 peça de fruta com 1 pão de centeio, mistura ou de cereais (pode colocar-se uma fatia fina de queijo ou fiambre de perú) ou 2 tostas integrais, ou 4 bolachas de água e sal.
ou
- 1 iogurte magro natural ou de aroma (Mimosa) e escolher entre bolachas de água e sal ou maria (4 a 6), 1 pão ou 1 peça de fruta*.

*Frutas permitidas: 1maçã, 1pêra, 1laranja, 1Kiwi, 2 tangerinas, 1 banana da Madeira bem pequena apenas 1x por semana,1/3 manga, 1/3 papaia, 1 fatia fina (1 dedo) de abacaxi, 1 fatia de 2 dedos de melão, meloa ou melância.

Almoço:
- Sopa sem batata
- Carne ou peixe (evitar fritos) com 4 colheres de sopa de arroz, 4 batatas pequeninas ou 20 fios de esparguete ou o equivalente noutra massa com legumes crus ou cozidos. (evitar a massa)

Lanche:
- O mesmo que a meio da manhã, mas pode incluir-se até 6 a 8 bolachas de água e sal Vieira de Castro, caso o jantar seja tardio.
Eu prefiro fazer dois lanches mais pequenos porque me dá maissensação de saciedade e os níveis não variam tanto ( Ex: meia peça de fruta + iogurte pequeno e depois 4 bolachas de água e sal ou 3 bolachas maria mais meia peça de fruta)

Jantar:
O mesmo que ao almoço.


Ceia:
Sempre leite ou iogurte (pode ser líquido de aromas magro) porque mantém os níveis estaveis durante várias horas, com 1/2 pão ou 2 tostas integrais ou 4 bolachas de água e sal.

2 comentários:

  1. Ena gosto muito da tua dieta e fico contente por ver q a q fiz para mim n está nada mal! ;)

    Ainda bem q foste à nutricionista pois assim ficaste a saber alguns truques extra e algumas das coisas q podes usar para variar, mas tb qd as tuas porções estavam um cadinho forretas o q pode ter ajudado à tua perca de peso na semana passada, coma garota a roubar-te tudo! ;)

    Só tenho feito é o pão ao PA em vez de no lanche, pois n sabia q de manhã fazia subir muito, mas como eu n tenho diabetes (q eu saiba), penso q n haverá problema. De qq forma, gostei de aprender! :)

    Fico tb impressionada com o número de bolachas q te são permitidas comer nos lanches, mas penso q isso tenha q ver com o facto de estares no 3º trimestre e precisares de um aporte superior de calorias nessa fase. Nesta fase inicial em que estou o aumento calórico diário deve ser no máximo de 200cals o q vai com MUITO pouco....

    Tb prefiro fazer dois lanches pequenos e de manhã faço o mesmo nos dias em q acordo mesmo muito cedo (6am) e acabo por almoçar muito tarde (13/14), mas isso hj em dia é raro! ;)

    Hj n foi um dia muito bom na minha dieta, mas n por doces e parvoeiras, mas porque tive bastante dificuldade em manter-me com as quantidades e acabei por lanchar um pão a mais! LOL!

    Beijinhossssssssssss e tudo a correr bem!!! :)))

    ResponderEliminar
  2. Euinha, eu fiquei como tu, quando a dietista falou e 6 a 8 bolachas!!!! :O
    A verdade é que são pequenitas, mas mesmo assim...
    É que às vezes esquecemo-nos que entre o almoço e o jantar passam 6 ou mais horas e vendo por este prisma já não parece assim tanto, não é?

    Quanto à tua dieta não aconselho a que faças as restrições que estou a fazer. Acredita que assim não conseguirás ter um desenvolvimento normal do teu pequenito. Optar por alimentos nutricialmente equilibrados, sim, mas não deves ter em conta estas quantidades que são ínfimas para uma grávida.

    Uma colega minha grávida de 28 semanas, baixou o percentil da bebé porque não se tem alimentado o suficiente, apesar de ter aumentado de peso. A médica já a queria pôr de baixa :(
    Ela deve estar a fazer retenção de líquidos e como aumentou bem de peso, pensou que estava a engordar demais e às vezes não é bem assim...

    Esta altura não é altura de restrições. Come o que te apetecer, apenas sem excessos, claro. Esse pãozinho a mais não é pecado nenhum :)

    Não leves a mal o meu comentário. É apenas a minha opinião ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar