sábado, 2 de janeiro de 2016

A miopia chegou por aqui!

Uma consulta de rotina transformou-se num grande susto e num sentimento de incompetência como mãe atenta que me considero ser!

O pediatra que acompanha a bailarina falou-me por alto para quando ela fizesse 3 anos, para fazer despiste de visão, consultando um oftalmologista pediátrico.

O melhor da minha zona tinha uma extensíssima lista de espera (de largos meses) e como tal já com mais de 3 anos e meio é que me soa um aviso no telemóvel a lembrar uma consulta para este mesmo dia com apenas 1 hora de antecedência.

Saio de casa com o lanche para ela na carteira e saímos diretos da escola para o hospital.

A conversa preparatória para a consulta foi feita durante a viagem de carro... 

Gosto sempre de a preparar antecipadamente para os acontecimentos que se sucedem. Ela não gosta de imprevistos e ficou desatinada quando lhe disse que íamos ao médico em vez de irmos para casa. 

Para minha surpresa, acabou por se portar lindamente em todos os exames físicos, tendo mesmo respondido às várias questões do médico com exatidão. 

Preparava-me para ir embora, pensava eu com um "está tudo bem, não se preocupe" ou um "volte cá quando ela entrar para o 1º ciclo", quando o médico até então muito calado, me diz sem meias medidas:

- A sua filha vê muito mal. Nunca tinha reparado?

De tão espantada que estava, nem me lembro bem do que respondi... Julgo que respondi apenas um não seco, tendo ficado a rever mentalmente todas as situações que deveria ter prestado atenção e que provavelmente me passaram ao lado.

Perguntou por miopia na família e referi que apenas eu tinha, cerca de 1 dioptria em cada olho, nada de especial. Aliás tenho óculos e só pego neles para conduzir de noite ou para ler as legendas da televisão.

Disse-me que ela tinha pelo menos 3,5 em cada olho e que deveria fazer a dilatação do olho para ter a certeza do valor exato.

Assim, depois de uma semana, ficamos a saber que não era o que se suponha, mas sim 4,25!

A minha bailarina sempre viu imensamente mal e eu nunca me apercebi! 

Ela sempre gostou de ver televisão perto, mas qual criança não gosta? Sempre reconheceu todos os lugares por onde passava de carro. Sempre se encantou com animais pequeninos como as formigas e minhocas da horta, sempre desenhou e pintou bem figuras pequenas e com pormenores. Como podia ter reparado?! 

Pois parece que só durante a escolarização é que os pais se apercebem, mas quando é tanto como 4,25 fico a pensar como é que me escapou algo desta dimensão?

Adaptou-se lindamente aos óculos, claro! Mesmo com o narizito e as orelhitas calejadas e com feridas nas primeiras semanas não os quis tirar mais para nada.




8 comentários:

  1. eu so descobri que não via bem quando fui para universidade. tirei carte de condução sem usar óculos.

    o medico, depois de alguns meses de constante vigilância, pois podia ser algo repentino, concluiu que eu devo ser míope desde sempre, com cinco dioptrias em cada olho. nunca ninguém se deu conta, nem eu própria, que não via.

    há coisas que não e possível evitar.

    beijinho, bom 2016

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?! Há coisas fantásticas!
      Ela quando pôs os óculos pela primeira vez foi tão giro. Agora que penso devia ter registado em vídeo :D
      A ti deve ter acontecido algo semelhante!!!
      Beijinho e bom 2016!

      Eliminar
  2. Sinto-me solidária contigo. Quinze dias antes do Natal fui a uma consulta de rotina à oftalmologista da minha filha, sítio onde nunca tínhamos ido porque ninguém nos alertou do despiste dos 3 anos e descobrimos que ele vê muito mal do olho direito. Tem de tapar o esquerdo 3 horas por dia, para que o direito deixe de ser preguiçoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!
      É sempre constrangedor quando não somos nós a reparar, não é? Parece que ficamos com a angústia de não termos tido a capacidade de observar isso na nossa criança...
      Beijinhos e uma boa recuperção para a tua filhota!

      Eliminar
  3. Ela ainda é pequena e é normal que não te tivesses apercebido, até porque na miopia a dificuldade é em ver ao longe, se bem que com essas dioptrias já se vê com alguma dificuldade até ao perto (tenho precisamente 4,25 num olho e 3,75 no outro!). Também só descobriram na escola (aos 8 anos) que precisava de usar óculos, com o exame que as enfermeiras faziam. Para mim eu via bem! Sempre foi assim que vi, não fazia ideia do que era ver direito! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que exatamente como dizes. Ela não fazia ideia que via mal. Para ela sempre fora assim. Agora apercebo-me do porquê de ela nunca prestar atenção à televisão quando estava sentada à mesa de jantar! Sempre que terminava a refeição queria levantar-se para ver de perto. Só agora percebo a razão.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. A minha E. começou a usar óculos com 3 anos, tinha miopia + astigmatismo num olho, e miopia + hipermetropismo do outro, e nós nunca demos por nada!!!! Portanto...é normal não nos apercebermos das situações.

    Beijocas e tudo de bom ;)

    ResponderEliminar
  5. Isso é normalissimo :) também nunca dei por nada e a Sabrininhas aos 3 e meio também foi diagnosticada :) os ocúlos agora fazem da parte da vida dela e da minha :D que sou pitosga. ;)

    ResponderEliminar