quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A amamentação, sempre a amamentação

Choro, choro de tristeza, de desespero, de indignação, de inveja, de... tudo!!!

Estou tão, mas tão triste e acho que agora vem a revolta!

A apenas uns dias de iniciar o trabalho, sinto que não conseguirei amamentar nem mais um dia :,( O leite teima em não querer sair... nem mais uma gota.

Por mais ajuda que eu procure não há ninguém que tenha uma verdadeira resposta para mim :(

Se me voltam a dizer para amamentar mais frequentemente, para amamentar de noite, para estar em contacto pele com pele, para beber mais líquidos, para andar calma [esta é a que eu gosto mais] e mais não sei o quê, entro em colapso nervoso!!!!! Em boa verdade é que ninguém tem uma boa resposta para mim. Ninguém sabe explicar porque é que umas mães sofrem com o excesso de leite e eu nunca consegui amamentar em exclusivo (salvo umas semanas por teimosia minha e contra as recomendações médicas).

Pois dizem que é muito raro uma mãe não conseguir amamentar em exclusivo e que consegue ter leite suficiente para 2 bebés, mas eu, nunca fui capaz de amamentar uma bailarina pequenina de 2500g :(((

Não sou pior mãe por isso, mas sinto que me estão a tirar um pedaço da alegria de viver e de ser mãe. Por isso hoje e só hoje vou chorar muito, vou chorar tudo o que me apetecer e amanhã é outro dia

9 comentários:

  1. Oh minha querida não fiques assim, a sério. Considerando o que dizes no post nem vou dizer mais nada porque sabes que já te disse o que podia e sabia. Mas lembrei-me da nossa conversa acerca dos tais medicamentos. Por isso deixo só esta pergunta, já questionaste algum médico sobre os efeitos que eles poderiam ter se um dia quisesses amamentar? E se haverá alguma forma de reverter o processo? Posso estar a fazer perguntas perfeitamente parvas mas sei lá, às vezes com a ansiedade de as coisas resultarem não pensamos noutras direcções.

    Beijocas,
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Anabela, tens sido uma querida e tens realmente ajudado muito! Um beijinho enorme por isso!

      Como tomei inibidores da prolactina, durante muito tempo é natural que a produção de leite tenha sido prejudicada. Os médicos falaram-me disso, mas como o objetivo era engravidar, nem foi algo amplamente discutido... Lembro-me de ter perguntado inúmeras vezes sobre isso e a resposta foi sempre a mesma: "Quando engravidar, pára de tomar e não fará mal nenhum."

      Quando estava a fazer a medicação e porque me sentia bastante mal com ela, fiz várias análises (algumas delas à minha custa, porque os médicos sempre desvalorizaram essa questão), e descobri que a prolatina é muito instável. Chegou a ter níveis altíssimos, já com risco de prolactinoma (tumor cerebral) e noutras níveis tão baixos quanto os das mulheres após a menopausa...

      O estranho é que mesmo quando os níveis estavam altos nunca produzi leite, coisa que é muito habitual nessas circunstâncias. Não sei, mas a minha mãe também nunca conseguiu amamentar nenhum dos 3 filhos, mas também acredito que por falta de informação, tenha desistido cedo demais, coisa que eu nunca consegui fazer.

      Chego ao cumulo de a acordar (ela agora dorme toda a noite) para ela mamar, dou-lhe a mama mesmo quando é a vez da sopa/fruta e ela que sempre adorou a mama, agora porque não sai nada.

      Está na altua de desistir. A minha cabeça sabe que sim, meu coração sabe que sim, mas há qualquer coisa que não me deixa tomar essa decisão.

      Imagino que haverá mil mulheres que não perceberam esta minha angústia, que não percebem o porquê de tal assunto ser tão difícil para mim. Só eu sei o que me custa, mas sei que tenho de parar de sofrer porque começo a parecer um toxicodependente, agarrado ao vício, que está sempre a dizer que vai deixar, mas que na hora H, pensa: "Tmabém só um bocadinho não faz mal". E eu penso: "Mais uma tentativa também não fará mal".

      Falei com uma doula, especialista em amamentação, fui ao site sos amamentação e quando as esperanças começam a surgir, volto a sentir-me duplamente ultrajada, uma vez que também não têm respostas para mim :(

      Tudo o que sugeriram já eu faço há imenso tempo.

      Enfim, já falei demais. Beijinho enorme no teu coração!!! Obrigada, uma vez mais pelas palavras de conforto e encorajamento que tão bem me souberam neste momento de fragilidade. Bem-hajas, minha querida!

      Eliminar
    2. Onde se lê: "... e ela que sempre adorou a mama, agora porque não sai nada", deve ler-se "... e ela que sempre adorou a mama, agora porque não sai nada, chora".
      Desculpa a quantidade de gafes :P

      Eliminar
  2. Já tomaste promil?
    Dizem que costuma funcionar. A mim aconteceu-me o contrário mas deixo-te aqui um ombro para chorares e um abraço apertadinho.
    Amanhã o sol vai brilhar outra vez :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, minha linda! Infelizmente também tiveste que deixar de amamantar por circunstâncias completamente diferentes... :(

      Esse abracinho caiu que nem ginjas :D
      Obrigada por deixares este comentário tão carinhoso e... tens toda a razão, amanhã o sol brilhará e o mais importante é termos connosco as nossas meninas cheias de saúde!!!

      Ah, e já me esquecia no mais importante Lol Já tomei promil durante muito tempo, sim! Gastei um dinheirão e sinceramente pouco efeito fez. Durante uns dias sentia que tinha um pouco mais, mas era uma diferença irrisória, pelo que deixei de tomar com tanta regularidade. Quando noto que tenho menos leite, lá vou eu comprar mais uma caixa, mais por descargo de consciência do que por outra coisa qualquer...

      Beijinho grande para ti e para a Maria

      Eliminar
  3. Fizeste o melhor que conseguiste!!! És corajosa. Não sei dar "o devido valor" ao teu sofrimento porque nunca passei pelo mesmo. E apesar de não servir de consolo digo-te, a minha primeira filha nunca foi amamentada ao peito. Nasceu 1 mês antes do previsto e sem reflexo de sucção. Eu tirava com a bomba, de início era colocado na sonda e depois lá começou com o biberão. Mas nós é que esguichávamos para a boquinha dela.Só tive leite durante 1 mês, ela bebeu do meu apenas mais 15 dias devido ao stock que tinha. Do segundo filho fui EU QUE DESISTI !!! Tive imensas dores, os mamilos gretavam e ficavam em sangue. Na altura não estava bem informada e não havia ( ou eu desconhecia) linhas de apoio, doulas etc. Ele mamou no peito durante 1 mês, e mais outro em que eu tirava com a bomba e lhe dava. Depois acabou por secar. E aí, a culpa foi minha por ter desistido. Acredita, que me senti muito mal por não conseguir amamentar. Desta vez estou a conseguir. Mas confesso que a Amorinha ajuda muito! Pela minha experiência o poder de sucção, a pega etc afectam muito a amamentação. Desta vez só tive dores no início.
    Como podes ver, és uma Mulher com M bem grande pois nunca desististe !
    O que te posso dizer...apesar de acreditar que a tua cabeça já esteja cansada e acabe por "ferir" as emoções é continuares a dar nem que seja por mimo, e não para alimentar. Sem a ideia de ter de sair leite, e quem sabe até as coisas se recomponham.
    O importante independentemente de dares ou não maminha é seres feliz,sentires-te feliz. Se está na altura de parar ( não gosto desta palavra desistir) pára. Acredita que ela não deixa de ser saudável por isso.Será sempre a tua lindas bailarina e tu farás sempre o melhor para ela. :)
    Desculpa...sou mesmo tagarela! :P
    Beijocas grandes.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,
    Vim parar aqui vindo de outros sites maternais...
    Ainda não li quase nada mas o tema amamentação diz-me muito por isso quero já comentar.Todos esses conselhos são bons e ajudam muito (claro que nem sempre funcionaram9 por isso deixo mais um. em vez do promil experimente comprimidos de levedura de cerveja antes das principais refeições. É mais barato e comigo e com mais algumas pessoas que conheço funcionou muito muito melhor do que com o promil. Ainda hoje quando sinto que estou a diminuir a quantidade de leite produzida volto a carga com 6 comprimidos diários e tudo volta ao normal.
    Boa sorte.
    Joana Nunes

    ResponderEliminar
  5. Já vi que já te deram muitas opções... infelizmente nem todas somos iguais e por isso mesmo reagimos diferente aos diferentes obstaculos que nos aparecem e o nosso corpo tb é assim... comigo resultou durante algum tempo, tomar Levedura de Cerveja em comprimidos (nao capsulas) ajuda a aumentar o leite e a melhorar a qualidade dele.. pois é um suplemento alimentar.
    Tenta isso... quem sabe né...
    Deixo-te um beijinho muito muito grande e votos de que o amanha seja melhor.
    Não desistas...

    ResponderEliminar
  6. desculpa invadir o teu cantinho.. mas exatamente para não sentir o que tas a sentir, recuso-me a tomar qualquer tipo de pilula e correr o risco de perder o leitinho.. não consigo aconselhar nada em especifico, apenas dizer que tenho um menino com 7 semanas e o que tomo é apenas chá de funcho várias vezes ao dia..

    ResponderEliminar