sexta-feira, 6 de julho de 2012

"Estranhar"

A bailarina anda numa fase muito engraçada (not)!!!
Quando vê alguém que não seja a mãe e o pai, começa a fazer má cara, acabando mesmo por chorar...

A família toda acha que ela está na fase de estranhar os rostos não familiares, mas pelo que sei da psicologia, só por volta dos 6-8 meses é que a criança começa a ter esse tipo de comportamentos. Não sei bem o que pensar.

O pior de tudo é que a família começa a ficar preocupada, a dizer que a bebé não gosta deles, blá, blá, blá e que tem de a vir visitar diariamente... What???!!! E eu a pensar que a fase das visitas diarias já tinha [finalmente] passado...

5 comentários:

  1. A Bia também tem momentos desses, já reparei que é quando há mais pessoas juntas, mesmo que da família, que lhe fazem logo muita festa! Ela não gosta nada disso, prefere que as pessoas se cheguem com calma e aos poucos! LOL
    Não é de dar confiança logo a qualquer um que se aproxime, prefere os que não lhe ligam nenhuma.
    A família vai ter sempre alguma coisa a dizer, se não for isso é outra coisa qualquer!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, a família tem sempre teorias sobre tudo e mais alguma coisa! Tenho de aprender a filtrar ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá lindinha!
    Apesar da fase do estranho ser característica a partir dos 6 meses e de ter o seu auge por volta dos 8 meses, a verdade é q desde muito cedo q eles discriminam as pessoas sobretudo, claro está, os papás, dos restantes. Há bebés que nestes meses iniciais apesar de discriminarem, n se importam de estar na presença ou com outra pessoa q não os pais, sobretudo se desde cedo foram habituados a conviver com muitas pessoas, mas tb os há q são mais exigentes e preferem CLARAMENTE os pais, podendo fazer essas más caras e ter esse choro.

    Isso tem q ver com a personalidade de cada serzinho e só significa que a tua filhota já está a desenvolver uma personalidade só sua.

    CLARO q o pior de tudo é, por um lado, aguentar quando o/a filho/a faz má cara sobretudo às pessoas chegadas (note-se que são chegadas apenas no nosso entender, o bebé n tem como compreender essa coisa dos laços familiares e de amizade dos pais....) e, por outro, aguentar os familiares q vão ficando tristes e ansiosos com isto.

    Na verdade, qto mais tristes ou ansiosos, mais o bebé vai sentir, aumentando (ainda mais)a dificuldade deste querer ficar com essas pessoas "esquisitas" e "tensas" (entenda-se q isto é como eles sentem....)... Os bebés são umas esponjas emocionais do ambiente q as rodeia. É fundamental q consigas q esses familiares consigam estar calmos e aceitem a tua bebé como é: cheia de personalidade. ;) Isso vai facilitar as coisas, MAS n vai resolver. Pode resolver até com uns e não com outros, durante uns largos meses até, lá está, atingires os tais 8 meses, altura em que a vinculação aos papás está estabelecida e a criança começa a sentir-se mais segura.

    Por isso, toca a NÃO ficar preocupada com essa menina e toca a fazer a família aceitá-la como é!

    A minha cunhada tem dois sobrinhos (da irmã dela) q desde sempre foram assim. A verdade é q custa é à família q quer beijar, abraçar e etc., mas estes meninos, por algum motivo, n querem nada disso! ;) E são perfeitamente normais e sem problema, apenas são menos sociáveis com adultos e mais sérios com estranhos. :)

    Todos nós somos diferentes uns dos outros! ;)

    Quanto às visitas diárias, não sãonecessárias, de facto e n vão resolver este assunto. Isso pode ser verdade, se as pessoas passarem 2 meses sem ver a criança, aí sim, ela podia n reconhecer e n gostar. Mas n é isso q se passa com a tua menina (parece-me), mas antes uma expressão, da forma que ela é capaz, pq n fala e n percebe ainda bem o q sente, da sua personalidade e vontade....

    Beijinhos grande, lindinha! :))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, minha querida! :) Nem me lembrei que eras psicologa :D... mas deixa-me dizer que adorei ler as tuas palavras :))) Já estou a ver que quando tiver dúvidas, vou-te perguntar tudinho ;)

      Felizmente, a bailarina é uma bebé muito sorridente e também sorri muito e para compensar uns dias que chora, noutros faz um brilharete e sorri abertamente para todos... Hoje foi um dia assim!

      Mas sabes que mais, isso que dizes dos adultos faz todo o sentido! Os bebés não têm de estar bem dispostos a toda a hora e as pessoas já se dirigem a ela dizendo "Não vais, chorar, não?" e essa tensão passa de alguma forma para ela e ao mínimo gesto dela já estão a dizer: "Estás a ver como ela está a estranhar?" Enfim...

      Eliminar
    2. sssssssiiiiiiiimmmmmmmmmmmmm!!! Podes perguntar tudoooo!! Q depois eu vou precisar q me recordes tudo qd for a minha vez q isto de se ser psi, qd chega a nossa vez.... ;) ;)

      É isso mesmo: eles sentem tudinhooooooooooooooooo e como nem sequer conseguem perceber bem o q se passa, nem dar-lhe nome.... Transmitem esse desconforto no ar q passou para eles, para fora! ;) Isso q falas de "N vais chorar, pois não?" é semelhante ao q se fala em educação das "profecias auorrealezáveis"... ;) Eu profetizo algo, acredito nesse caso e (neste caso) vou em tensão ter com o bebé e pimba ocorre mesmo e lá está "eu n te disse?" e fica toda a gente aborrecida, mamã, visita e bebé (fica ainda mais difícil para o bebé acalmar e relaxar depois destas emoções fortes no ar! ;)

      É como mamãs nervosas a tentar q os seus bebés acalmem e durmam... difícil, muito difícil, só mais por exaustão do bebé é q funciona, pois se a mamã está nervosa, como é q eles vão conseguir acalmar?.... (nota q falo como psi e n como mamã, pois tenho a certeza q um dia (ou MUITOS) vou tentar fazer isso mesmo e n vou perceber! ;) Espero conseguir lembrar-me q o melhor será passar a acção ao papá (q é menos ansioso q eu e estará menos esgotado q eu), para q ele tente adormecer o menino! ;))

      beijinhos e coragem, "as pessoas", mesmo as chegadas, nem sempre são as melhores amigas (sem qq tipo de intenção má, claro está)! ;)

      Eliminar