sexta-feira, 15 de junho de 2012

Técnicas para dormir

Vou falar baixinho para não agoirar, mas a bailarina tem andado a dormir muito bem :)))))) Hoje adormeceu às 2h e acordou às 7h30!!! Yeahhhhh :)

A estratégia que temos utilizado (apesar de termos lido que o treino do sono não é eficaz em idades tão precoces) é deixá-la dormir sempre que quer até às 18 horas e a partir daí tentamos que fique mais desperta. Como? Deixando todas as atividades mais para essa altura. Trocamos as fraldas e fazemos as massagens mais prolongadas, damos o banho estimulamos a fala e os movimentos dos braços, fazemos ginástica e sempre que ela tenha sono deixámos dormir, num ambiente mais barulhento e iluminado que o habitual (costumo colocar a música dela mais alta ou deixo a televisão ligada). Durante estas sonecas tentamos que nunca ultrapassem os 30 minutos.

Quando notamos que está a ficar com sono depois das 20h-21h, a próxima mamada já é dada no quartinho a meia luz. Mudámos a fraldinha, brincamos um pouco já com a voz mais baixinha e deitámo-la na caminha dela. A maior parte das vezes não adormece sem ser ao colo :(, mas há uma técnica que tenho vindo a pôr em prática e tem resultado.

O "amiguinho" da bailarina é um coelhinho de peluche que tem andado sempre connosco! Quando tem sono, encosto-o à carinha dela porque é muito macio e lhe dá conforto e ela começa logo a fechar o olhinho. Como o boneco começa a ficar com o cheiro dos papás, quando acorda, consegue acalmar-se com mais facilidade e volta a adormecer :D

Para já ainda é muito recente, mas noto que cada vez se acalma mais com o "amiguinho" e já não tenho de a pegar ao colo para adormecer e apesar de nem sempre resultar, tem sido um passo no sentido de melhorar os soninhos e estamos muito felizes com as conquistas dela neste sentido... Afinal, adormeceu durante 2 meses ao colo dos papás porque as cólicas eram tão grandes que só ao colinho ficava mais confortável e quando elas aliviavam adormecia imediatamente.

10 comentários:

  1. Ainda bem que a bailarina anda a dormir melhor :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. São pequenas conquistas que nos fazem muito felizes! Principalmente porque papás descansados são papás mais bem dispostos! Hehehehe...
    Para a Bia também criamos uma rotina, mas não lhe tiramos o colinho. Normalmente depois do jantar ela fica um pouco disperta, quando vemos que está a ficar com sono (22h/22h30) damos-lhe o banho, vestimos o pijaminha, damos-lhe colinho enquanto lhe cantamos uma canção ou contamos uma história e depois colocámo-la na caminha dela e ela acaba por adormecer sozinha. Tem dias claro (mas poucos felizmente!!) em que nada disto resulta! LOL
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também damos muito colinho, mas estavamos a ter dificuldade em a deitar depois de adormecer ao colinho e por isso estamos a tentar que adormeça sozinha como a Bia :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. OHohOHHOHOhoOh! Que menina maravilhosa!!

    É TÃO bom saber q começam a conseguir regular os sonos e as vossas vidas!! :))))) Ontem umas primas minhas diziam-me q as filhotas delas tb foram 3 meses difíceis, mas q depois, passaram a n ter qq problema com elas! Espero q o 3 seja algo mágico convosco e q tb agora comecem a ter menos problemas!!

    Vou manter este post por perto, quem sabe n me vai poder ajudar em breve? ;)

    beijinhosss muitosss para vocês!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece mesmo que o número 3 significa mais descanso para ela e para os papás :) Já estavamos a merecer ;)
      Beijinho

      Eliminar
  4. O reizinho dorme 9 horas seguidas desde q fez 2 meses mas adormece sempre ao colo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha de menino :) É bom para ele e para os papás :D

      Eliminar
  5. Olá!

    Vê este video: http://www.youtube.com/watch?v=iTzDwUXGqdM

    Vais ver como rapidamente ela acalma e dorme melhor, eu já experimentei com a minha irmã quando ela era pequenina e resultou, basta apanhar o jeito.

    Bjks***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Verinha! Gostei muito do vídeo :) A ideia do 4º trimestre faz todo o sentido e o "shhhhhh" resulta ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Adorei seu blog ... Muito legal eu tenho um bebe de 11meses e cada dia e uma surpresa ....
    Tenho um blog também que falo do meu bebe ele teve alguns probleminhas e la eu conto tudo e como se foce um desabafo .

    http://trocadeexperienciasdemae.blogspot.com.br

    ResponderEliminar