segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ataque às cólicas

As cólicas continuam por aqui... :( 
Gases, gases e mais gases! Não dá para perceber como é que algo tão pequenino pode conter em si tamanha quantidade de gases...

O desespero é tão grande que desconfio que em quase 6 semanas, a Bailarina não conseguiu adormecer em nenhum dia entre as 3 e as 5 da manhã. É, sem dúvida, a altura mais crítica do dia!

O aero-om foi o primeiro a vir cá para casa e apesar de não curar as cólicas sempre a alivia durante algum tempo já que a sucção a ajuda um pouco.

Como as cólicas se mantiveram começamos com o chá de funcho da nutribén. Os resultados também não foram satisfatórios já que bolsava quando o ingeria, mas desde que o colocamos junto com o leite já não vem tudo cá para fora. Tivemos alguns bons resultados com ele, mas como foi combinado com outros produtos, não sabemos bem qual deles é que a está a ajudar... :S
Depois além dos gases começou a vir a obstipação e em vez de fazer cocó várias vezes ao dia, passou a fazer um ou dois a cada dois dias... Conclusão, muitas dores, muito choro e barriga gigante e distendida. Aí, alteramos o leite que continuamos a dar como complemento à mama. Passámos do Aptamil para o Aptamil Comfort.

Os poucos resultados só se começaram a ver quase uma semana passada, tendo começado a fazer 1 cocó diariamente, mas com muitas dores e choro a acompanhar. 
Continua a puxar inúmeras vezes por dia, fica toda vermelha, mas não consegue mais do que libertar uns míseros gases.

Na consulta de neonatologia, receitaram-nos leite de magnésia e temos dado uma colher de café entre as refeições 1 a 2 vezes por dia. As cólicas continuaram e mantivemos 1 cocó por dia. Entretanto desistimos do chá e mantivémo-nos apenas com este.

Hoje, desesperada por mais uma noite em que não pregou o olho desde a meia-noite até às 10 da manhã, a chorar a maior parte do tempo, resolvemos apostar num produto que o nosso enfermeiro de família aconselhou, o Infacalm.
Ainda é cedo para saber se resulta ou não, no entanto é um excelente substituto do aero-om, já que o objetivo é exatamente o mesmo (diminuir a tensão superficial das bolhas de gás, de forma e serem mais facilmente eliminadas) e não contém glucose. Sabe a framboesa e é muito agradável ao paladar.

O próximo passo, caso esta situação não venha a melhorar (desejem-nos sorte) é mesmo experimentar o BioGaia, um probiótico. Contém bactérias benéficas que auxiliam a digestão, restaurando o equilíbrio do trato intestinal


8 comentários:

  1. Eu sei o que é o desespero das cólicas e pior que isso o da obstipação! Experimentei mil e uma coisas, foi gotas, foi chás foi leites! E num belo dia em que decidi que tinha que resolver este problema antes que enlouquecesse descobri um leite, Nutriben Natal AR, Pedi que me trouxessem uma lata naquele instante e dei-lhe. Abençoado leite que entrou naquela casa. Nunca mais teve obstipação nem cólicas! No dia a seguir mudei mais de 5 fraldas sujas de cocó e que feliz que estava!

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara,
    Uma coisa que deu bastante resultado nos meus sobrinhos foi a substituição da mama pelos biberões anti-cólicas. A minha irmã sofreu imenso antes de conhecer essa grande maravilha!!! Eram noites em branco, dias e dias, horas consecutivas de choro. A minha irmã começou a tirar o leite com a bomba e a dá-lo nesses biberões e... tcharan! Remédio Santo!!! Os que ela comprou eram de uma marca que o El COrte Inglés comercializava, mas agora há uns iguais da Dr Brows à venda nas farmácias ;) espero ter ajudado!

    ResponderEliminar
  3. Sarinha, uso o biogaia ha 2 semanas e nada...nada de coco! leite nutiben ao1 e nada... espero pela consulta com pediatra para usar o leite de magnesia e mudar para o leite NAN confort! vamos ver! as melhoras da bailarina!

    ResponderEliminar
  4. Nós estamos a usar desde sábado o infacalm e parece que esta noite correu melhor... mas nem digo isto a toda a gente....
    É desesperante vê-los com cólicas... dizem que aos 3 meses melhor, estou para ver!!!
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  5. Logo já te envio email mais detalhado, pode ser que ajude, mas em vez de lhe estares a dar essas coisas todas, experimenta concentrar-te mais nas massagens na barriga. Várias vezes ao dia, mesmo muitas, sempre que lhe mudas a fralda e até em jeito de miminhos. Na realidade é a massagem que faz os gases movimentarem-se e esse desconforto é diminuido. A posição fetal (pernas encolhidas) também alivia.

    Bjs e até logo
    As melhoras da bailarina
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As massagens têm sido frequentes a cada vez que mudamos a fraldinha. Chora sempre imenso quando massajamos a barriga (ainda fica mais aflita) e nunca sentimos grande efeito :(
      Quando vemos que está a fazer força ajudamos estimulndo com o termómetro ou um cotonete lubrificado com bebégel.
      O bebégel nunca experimentamos porque a cânula é muito grande para um rabinho tão pequenino, mas a aflição dela é tão grande que apesar de querer sempre evitar as medicações acabo por me render a elas :((((
      Beijinho grande

      Eliminar
  6. Sara e a tua alimentação? A cânula do bebegel e a ideal para os bebes! O Afonso usa desde que nasceu! O pediatra não prescreveu um medicamento como o vagopax por exemplo? Fala com ele! As melhoras para a princesa!

    ResponderEliminar
  7. Oh q desespero.... :( :( :(
    Desejo do fundo do coração q papás e bailarina encontrem uma solução depressinha!!

    Eu tenho um amigo cujo filho tb teve muitas dificuldades com as cólicas e ele descobriu q uma coisa q ajudava era pô-lo no kanguro e dar grandes passeios com ele... Parece q a movimentação dos passos do pai ajudava a pôr os intestinos a funcionar e os gases a sair....

    Mas imagino q a esta altura já tenham tentado e ouvido de tudo....

    Deve ser mesmo desesperante, entre n descansar e ver a pequenina a sofrer..... :(

    Beijinhos grandes para vós, com votos de que depressinha isto n passe de algo a recordar!

    ResponderEliminar