terça-feira, 8 de maio de 2012

Amamentação II

Os meus truques para garantir uma boa amamentação são:

- Fazer uma boa pega (ver mais informação aqui).

- Sempre que quisermos parar com a sucção por má pega ou para dar por terminada a mamada, usar o dedo mindinho para colocar no canto da boca do bebé para que o mamilo não seja puxado;
- Experimentar várias posições ao amamentar para estimular toda a mama e evitar que os ductos mamários fiquem entupidos;

- No final de cada mamada, espremer uma gota de leite e passá-la pelo mamilo e auréola.

- Usar um bom hidratante / cicatrizante para evitar fissuras e gretas. Eu estou a usar o Purelan e é ótimo.
- Se os mamilos já estão gretados ou com fissuras pode usar-se mamilos de silicone (apesar de provocarem cólicas ao bebé) para não massacrar ainda mais e adiar a cicatrização. O meu lema é nunca deixar chegar ao limite porque tal comportamento pode prejudicar as mamadas seguintes. Em casos extremos pode mesmo retirar-se o leite manualmente ou com a bomba e dar no biberão ou com uma colherzinha pequenina e flexível. Já experimentei (dica da Anabela) e é muito engraçado vê-los a fazer o mesmo gesto com a língua como fariam com a mama ;)
Com o copinho não aconselho, porque é preciso mais técnica e o bebé pode engasgar-se. Deixo isso para as enfermeiras :)

-  Entre as mamadas evitar usar os discos absorventes porque têm tendência a reter a humidade. Preferir os arejadores de mamilos. Eu uso diariamente os da NUK (Os da medela também são bons). Além de manterem os mamilos sempre secos não há frição com a roupa nem deformação do mamilo. Se o leite sair entre mamadas não há risco de molhar a roupa porque funciona também como coletor. O maior inconveniente é serem mais volumosos que  os absorventes para usar debaixo da roupa.

- Massajar as mamas em círculos de fora até ao mamilo. Usar água quente antes das mamadas e água fria no final.


4 comentários:

  1. Obrigada pelos conselhos!! Tenho a certeza (e a esperança) q me venham a ser muito muito úteis! ;)

    Sobre os discos de amamentação, uma amiga usa os recicláveis e n podia estar mais contente. Como aquilo é muito absorvente, deixam as mamas sempre secas e sei q os q ela usa nunca deixam a roupa molhada, pois são mesmo muito absorventes e têm das faces diferentes: de um lado (o da mama) são absorventes e do outro (o da roupa) são tipo plastificados ou lá como se diz..... são grandes, mas n tão volumosos como esses colectores. E parece q o algodão ou material em q são feitos é super confortável no mamilo.
    Estou a pensar usar isso e ver que tal, depois de testemunho tão positivo! ;)

    ResponderEliminar
  2. Também aprendi essas dicas no curso. Nunca precisei de usar discos e felizmente a Bia sempre pegou bem desde o primeiro dia o que fez com que nunca tivesse os seios gretados!
    Quando a amamentação, pelo menos nesse aspeto, corre bem, é uma maravilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá :)

    Excelentes dicas estas, ajudam sempre alguém.

    Quando dava leite ao Tiago pela colher era engraçado de ver porque ele bebia como se de um adulto se tratasse e eu até achava estranho ele não mostrar o reflexo de extrusão. No entanto fazia uma boa pega...

    Bjs e continuação de boa amamentação ;)
    Anabela

    P.S.:desculpa que ainda não te enviei o email, ando cansada e com pouco tempo. A ver se amanhã já te digo como fiz com o Tiago, que bem sofreu com cólicas (coitadinho) apesar de ser amamentado. Pode ser que alguma dica te ajude.

    ResponderEliminar