terça-feira, 8 de maio de 2012

Amamentação I

A amamantação não é nada garantido e passo a explicar porque digo isso.
Sempre pensei que o mais difícil fosse a aprendizagem inicial, tanto da mãe como do bebé. Em verdade os primeiros dias foram especialmente difíceis porque não havia leite e colostro só depois de vários minutos de sucção, logo, com a mama vazia, mesmo tendo um mamilo bem formado, não há volta a dar e a pega é sempre difícil.

Apesar da Bailarina ser muito pequenina, sempre fez boa pega e tinha muito apetite, logo puxava bem, mas não havia leite :(

Como tive diabetes gestacionais associados a baixo peso à nascença, eis a combinação perfeita para hipoglicemias...
Durante todo o tempo que esteve na maternidade era picada de 3 em 3horas para verificar o açúcar no sangue e invariavelmente este estava baixo, pelo que o suplemento era sempre dado depois de mamar (e ela ficava a succionar cerca de uma hora!). Fiquei para morrer nesses dias, já que tinha imensa vontade de amamentar. No entanto sempre que havia mais disponibilidade das enfermeiras eu pedia para lho darem pelo copinho para não influenciar a amamentação.

Já em casa, o fluxo do leite foi aumentando e a amamantação foi-se tornando mais fácil e a pega bem mais pacifica... 
Durante cerca de uma semana e meia consegui amamantar em exlusivo. Andava no céu de tão feliz, mas, notei que a produção de leite é muito instável e o mais difícil para mim entender é a razão pela qual em alguns dias fico com a mama cheia e noutros nem chega a ser suficiente para se realizar uma pega em condições :S

Já me apercebi também que há dias em que a Bailarina fica mais saciada e mais rapidamente do que outros e por vezes isso nem tem que ver com a produção de leite, mas sim com os picos de crescimento que vai fazendo!!! Só para se ter noção, em apenas três dias, ela aumentou mais de 200g, sendo que em mais de um mês ela apenas aumentou ao todo 500g.

A verdade é que nunca consegui produzir quantidade suficiente para suprimir as necessidades dela e quase nunca tive uma fuga de leite, mesmo quando fico várias horas sem amamentar como ainda hoje aconteceu porque tive de ir ao hospital* e não a quis levar.

Por isso digo que amamentar a Bailarina não é uma garantia. Tenho de estimular diariamente, colocando-a sempre a mamar 20 minutos em cada mama antes de passar ao suplemento e a minha sorte é que ela é uma bebé bem paciente e apesar de chorar quando não sai nada, não desiste e continua, por insistência minha (muitas vezes infrutiferamente) a tentar "sacar" algumas míseras gotas.

Apesar de ouvir todos os dias que "não vale a pena" e que "não adianta que ela fica com fome" e que "aquele leite não lhe faz fartura", ou "dá-lhe o leite da farmácia que é bem melhor" não creio que está na hora de desistir e só desistirei qundo o meu corpo não me trair e não tenha mesmo mais leite. Não querendo tentar arranjar um motivo para tal, creio que o facto de ter tomado Parlodel durante vários anos antes de engravidar, para baixar a prolactina, não me terá ajudado nesta parte.......


*Já não sou diabética!! Yupi!!! E não imaginam como é fácil beber aquilo sem estar grávida... ehehehe

1 comentário:

  1. Estou contigo miguinha! Não desistas enquanto o corpo e a tua mente n te disserem q é tempo disso! Tens esse direito e ninguém tem nada a ver!

    Conheço vários casos q tiveram dificuldades, mas nunca desistiram, como tu e a coisa foi melhorando, ou, pelo menos, os filhotes delas sempre tiveram dos dois leites e isso garante q recebem o q precisam. Quer-me parecer q se ela tb n resmunga muito é pq de alguma forma tb tira algo de bom e positivo desse momento vosso! ;)

    Beijinhos grandes, mamã coragem!

    ResponderEliminar