segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O peso

Às 23 semanas já aumentei quase 5kg.

Para já estou a cumprir a linha que aparece no livro da grávida, mas, pelo que parece, os meses críticos no aumento de peso são mesmo os que se seguem, ou seja, o 3º trimestre.

Gosto de saber que estou a seguir um bom ritmo, no entanto, a minha obstetra está sempre a alertar para o facto de eu não me poder guiar muito por ela, porque tenho pouco peso à partida, pelo que é suposto aumentar mais do que o previsto, coisa que não queria muito...

Por outro lado, confesso que não tenho feito grandes restrições na minha alimentação. Tenho incluído todos os dias um docinho (é que me apetece taaaanto!) e tento comer pelo menos um prato de sopa de legumes por dia. De resto, os únicos cuidados que tenho é não incluir nunca bebidas gaseificadas e adocicadas (excluindo o sumo de fruta natural) e tento rejeitar o máximo de gordura possível no prato, mas não me tenho privado de nada. Tenho comido pratos bem calóricos como a feijoada e de vez em quando as batatas fritas que tanto gosto. O que me vale é que estas coisas só como fora de casa, especialmente na casa da mamã e dos sogros que acham que me devo alimentar bem (ou não) ;)

O que mais lamento é não incluir o leite diariamente na minha dieta. É que não consigo mesmo :(
Não gosto mesmo de leite e tenho tentado comer mais queijo e iogurtes, mas não é a mesma coisa! Um porque tem muita gordura, outro porque tem muito açúcar (embora possa optar pelos naturais). O que me vale é mesmo o suplemento de cálcio para garantir que não me falta nada.

Apesar do peso não ser ainda muito, já noto que não durmo como habitualmente. Tenho dores as costas e já me custa movimentar-me na cama. No final de um dia de trabalho sinto peso no fundo da barriga e se estiver muito tempo de pé as costas queixam-se... Uma coisa que me custa muito fazer é lavar a loiça ou fazer uma tarefa que exija estar muito tempo à banca como lavar e preparar legumes para saladas ou sopas. 
Há dias que me sinto uma velhota. LOL

Ah, e como curiosidade não consigo entender como é que ainda vou conseguindo dormir de barriga para baixo... Dou um jeito com a perna para ficar ligeiramente de lado e coloco o braço oposto à perna por baixo da bacia e lá me aguento nesta posição alguns (curtos) minutos... :D


2 comentários:

  1. o suplemento que estás a tomar é o que te falei?so tomo mais 4 dias e acabo, felizmente consegui voltar a beber leite e o medico disse para quando acabar o frasco parar de tomar!
    eu passo o dia quease todo sentada e ja me cansa muito, fico com dores nas costelas e costas e já me custa mesmo estar aqui!
    em pé aguento um pouco, mas tal como tu começo com dores nas costas, lavar a loiça também me vai custando, os 7 meses já pesam e bem! ;)
    peso tenho o mesmo que tinha antes de engravidar! perdi uns kilos com os enjoos e foram só esses que recuperei!estou muito bem segundo o médico, e 6ª tenho nova consulta! veremos o que me diz! bjinhs

    ResponderEliminar
  2. Sarokas, o suplemento de cálcio que estou a tomar é o calcium (cálcio+vitamina D)!

    Estás elegantérrima, amiga! Isso é que é o máximo: estar de 7 meses e não ter aumentado uma grama :)

    Costuma-se dizer que gravidez não é doença, mas que é cansativo é! Estes 5 kg (para que tinha apenas 47Kg) já me cansam tanto que nem quero imaginar como será o fianl da gravidez :O

    Beijinhos

    ResponderEliminar