sexta-feira, 15 de junho de 2012

Técnicas para dormir

Vou falar baixinho para não agoirar, mas a bailarina tem andado a dormir muito bem :)))))) Hoje adormeceu às 2h e acordou às 7h30!!! Yeahhhhh :)

A estratégia que temos utilizado (apesar de termos lido que o treino do sono não é eficaz em idades tão precoces) é deixá-la dormir sempre que quer até às 18 horas e a partir daí tentamos que fique mais desperta. Como? Deixando todas as atividades mais para essa altura. Trocamos as fraldas e fazemos as massagens mais prolongadas, damos o banho estimulamos a fala e os movimentos dos braços, fazemos ginástica e sempre que ela tenha sono deixámos dormir, num ambiente mais barulhento e iluminado que o habitual (costumo colocar a música dela mais alta ou deixo a televisão ligada). Durante estas sonecas tentamos que nunca ultrapassem os 30 minutos.

Quando notamos que está a ficar com sono depois das 20h-21h, a próxima mamada já é dada no quartinho a meia luz. Mudámos a fraldinha, brincamos um pouco já com a voz mais baixinha e deitámo-la na caminha dela. A maior parte das vezes não adormece sem ser ao colo :(, mas há uma técnica que tenho vindo a pôr em prática e tem resultado.

O "amiguinho" da bailarina é um coelhinho de peluche que tem andado sempre connosco! Quando tem sono, encosto-o à carinha dela porque é muito macio e lhe dá conforto e ela começa logo a fechar o olhinho. Como o boneco começa a ficar com o cheiro dos papás, quando acorda, consegue acalmar-se com mais facilidade e volta a adormecer :D

Para já ainda é muito recente, mas noto que cada vez se acalma mais com o "amiguinho" e já não tenho de a pegar ao colo para adormecer e apesar de nem sempre resultar, tem sido um passo no sentido de melhorar os soninhos e estamos muito felizes com as conquistas dela neste sentido... Afinal, adormeceu durante 2 meses ao colo dos papás porque as cólicas eram tão grandes que só ao colinho ficava mais confortável e quando elas aliviavam adormecia imediatamente.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A chegar ao 3º mês

As cólicas da bailarina estão finalmente a abrandar... Há noites em que chora e se contorce com dores, mas há menos períodos longos de choradeira e aflição.

Há dias tentei trocar novamente de leite (por causa da obstipação) e houve uma sessão tão forte de cólicas logo após a toma de 2 biberões que não tive coragem de voltar a dar esse leite e voltámos ao antigo.

O intestino continua preguiçoso e de vez em quando tenho de a estimular e os gases continuam em força. As massagens têm feito algum resultado mas não a aliviam por completo, é claro.

Apesar das melhorias não tem conseguido dormir durante a noite. Nunca dorme antes das 5 da manhã! NUNCA! É um desespero!!!! Mesmo quando não tem cólicas está desperta e não consegue dormir. Adormece quando mama, mas volta a despertar logo de seguida.

Objetivo para o 3º mês: conseguir que a bailarina durma de noite!!!

Já tentámos de tudo e o que tem tido melhores resultados é tomar banho mais cedo porque a estimula e mantê-la acordada depois das 18h, permitindo apenas que faça pequenos sonos depois dessa hora.

De manhã tento acordá-la cedo, mas não é fácil já que estou de rastos e mal tenho energia para as mais básicas tarefas diárias...

Aceitam-se estrategias.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Curtas...

Hoje a bailarina adormeceu às 6 da manhã e às 9 já estava acordada!
Agora está ali a rabujar e eu tenho taaaaanto sono...

sábado, 2 de junho de 2012

Coincidência ou não?

Coincidência ou não, desde que comecei a tomar o Promil*, comecei a notar que a bailarina ficava mais saciada com a mama do que o costume... Começou mesmo a rejeitar parte da porção de suplemento que tem vindo a tomar :)))))

Estou tão, mas tão contente!!!!!! :D :D :D

*Promil é um suplemento alimentar de dissolução instantânea com agradável sabor, elaborado à base de extractos naturais de elevada qualidade de Cardo Mariano (Sylibum Marianum), que pode ser utilizado em situações de hipogaláctea.

Obrigada Anabela pela dica do Promil ;)