terça-feira, 22 de maio de 2012

News da neonatologia / Curso de massagem infantil

Continuamos a ser seguidos na neonatologia... Pensei que fosse desta que teríamos alta mas não...

Eu sei que as balanças fazem diferença, mas fiquei muito contente com os 3,700kg que apareceram na balança :) Sendo assim já estamos a alcançar o percentil 5 =)))))

Quanto à obstipação, continuamos com ela e ontem depois de muitas horas de choro, desesperada lá coloquei o bebégel e foi uma alegria =) Depois dormiu a noite toda! (Claro que acordou para mamar de 3 em 3h).
Não me lembro de ter uma noite tão boa, apesar de algumas cólicas que teve!

Para combater a obstipação, a conselho da pediatra continuaremos com o leite de magnésia e mais nada... 
Quanto à mudança do leite que nós propusemos (estou convencida que é o motivo da obstipação, porque piorou assim que aumentamos a dose) fomos aconselhados a manter o Aptamil Confort já que o aumento de peso está a ser evidente.

Apesar de compreender o argumento, custa-me muito vê-la a sofrer e falarei com o nosso pediatra do particular para ver se ele é da mesma opinião.

Recentemente, estamos a frequentar no nosso centro de saúde um curso de massagem infantil e além do convívio com outras mães, tenho aprendido a massajar as diferentes partes do corpo. Hoje foi a aula mais importante, já que foi abordado o protocolo para as cólicas. (Se interessar a alguém posso tentar colocar cá)

Foi muito útil e já tenho posto em prática 3 vezes por dia, sempre fora das horas críticas das cólicas, o que não é fácil, já que estas ultimamente têm sido frequentes quando está acordada :(


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mistura de sentimentos

Esta semana a bailarina aumentou apenas 140g :(

Não está fácil conseguir a recuperação do peso... Se por um lado não quero aumentar (muito) a dose do suplemento de leite da farmácia para não prejudicar a minha produção de leite, por outro, quero muito que ela aumente de peso para tentar recuperar o atraso no crescimento :(

Hoje, na consulta, "obrigaram-me" a oferecer o dobro do leite que normalmente dou depois da mamada e sinto um peso enorme ao fazê-lo porque sei que o meu leitinho assim tem os dias contados. Por outro lado, sei que é a melhor coisa a fazer, já que mesmo dando de mamar de 2h30 em 2h30 na mama seguido do biberão ela continua a aumentar umas migalhinhas todas as semanas.

Não é fácil gerir esta controvérsia de sentimentos, mas o que tem de ser tem muita força e se tiver de deixar de amamentar lá terá mesmo de ser... Eu é que ainda não estou preparada emocionalmente para tal :(((((

sábado, 12 de maio de 2012

Rapidinha

A nossa Bailarina já pesa 3, 250kg :D

Continua abaixo do percentil 5 no que se refere ao peso, mas já está no P10 para a altura e o P50 para o perimetro cefálico.

Quanto ao leitinho temos de aumentar a dose para não haver tanta diferença nos percentis e para ela continuar a recuperar o peso.

Estamos muito contentes porque afinal já aumentou 1kg desde a pesagem mais baixa que teve ;)

Outra novidade é que a Bailarina anda a mamar em mama alheia...  LOL

A grande amiga da mamã também teve um bebé recentemente e ao contrário de mim tem leite que nunca mais acaba e assim aquele leitinho excedentário que ia todos os dias pia abaixo tem sido aproveitado para alimentar a nossa menina.

Só vos digo que fez milagres e que desde essa altura nunca mais parou de fazer cocó!!! =)


terça-feira, 8 de maio de 2012

Amamentação II

Os meus truques para garantir uma boa amamentação são:

- Fazer uma boa pega (ver mais informação aqui).

- Sempre que quisermos parar com a sucção por má pega ou para dar por terminada a mamada, usar o dedo mindinho para colocar no canto da boca do bebé para que o mamilo não seja puxado;
- Experimentar várias posições ao amamentar para estimular toda a mama e evitar que os ductos mamários fiquem entupidos;

- No final de cada mamada, espremer uma gota de leite e passá-la pelo mamilo e auréola.

- Usar um bom hidratante / cicatrizante para evitar fissuras e gretas. Eu estou a usar o Purelan e é ótimo.
- Se os mamilos já estão gretados ou com fissuras pode usar-se mamilos de silicone (apesar de provocarem cólicas ao bebé) para não massacrar ainda mais e adiar a cicatrização. O meu lema é nunca deixar chegar ao limite porque tal comportamento pode prejudicar as mamadas seguintes. Em casos extremos pode mesmo retirar-se o leite manualmente ou com a bomba e dar no biberão ou com uma colherzinha pequenina e flexível. Já experimentei (dica da Anabela) e é muito engraçado vê-los a fazer o mesmo gesto com a língua como fariam com a mama ;)
Com o copinho não aconselho, porque é preciso mais técnica e o bebé pode engasgar-se. Deixo isso para as enfermeiras :)

-  Entre as mamadas evitar usar os discos absorventes porque têm tendência a reter a humidade. Preferir os arejadores de mamilos. Eu uso diariamente os da NUK (Os da medela também são bons). Além de manterem os mamilos sempre secos não há frição com a roupa nem deformação do mamilo. Se o leite sair entre mamadas não há risco de molhar a roupa porque funciona também como coletor. O maior inconveniente é serem mais volumosos que  os absorventes para usar debaixo da roupa.

- Massajar as mamas em círculos de fora até ao mamilo. Usar água quente antes das mamadas e água fria no final.


Amamentação I

A amamantação não é nada garantido e passo a explicar porque digo isso.
Sempre pensei que o mais difícil fosse a aprendizagem inicial, tanto da mãe como do bebé. Em verdade os primeiros dias foram especialmente difíceis porque não havia leite e colostro só depois de vários minutos de sucção, logo, com a mama vazia, mesmo tendo um mamilo bem formado, não há volta a dar e a pega é sempre difícil.

Apesar da Bailarina ser muito pequenina, sempre fez boa pega e tinha muito apetite, logo puxava bem, mas não havia leite :(

Como tive diabetes gestacionais associados a baixo peso à nascença, eis a combinação perfeita para hipoglicemias...
Durante todo o tempo que esteve na maternidade era picada de 3 em 3horas para verificar o açúcar no sangue e invariavelmente este estava baixo, pelo que o suplemento era sempre dado depois de mamar (e ela ficava a succionar cerca de uma hora!). Fiquei para morrer nesses dias, já que tinha imensa vontade de amamentar. No entanto sempre que havia mais disponibilidade das enfermeiras eu pedia para lho darem pelo copinho para não influenciar a amamentação.

Já em casa, o fluxo do leite foi aumentando e a amamantação foi-se tornando mais fácil e a pega bem mais pacifica... 
Durante cerca de uma semana e meia consegui amamantar em exlusivo. Andava no céu de tão feliz, mas, notei que a produção de leite é muito instável e o mais difícil para mim entender é a razão pela qual em alguns dias fico com a mama cheia e noutros nem chega a ser suficiente para se realizar uma pega em condições :S

Já me apercebi também que há dias em que a Bailarina fica mais saciada e mais rapidamente do que outros e por vezes isso nem tem que ver com a produção de leite, mas sim com os picos de crescimento que vai fazendo!!! Só para se ter noção, em apenas três dias, ela aumentou mais de 200g, sendo que em mais de um mês ela apenas aumentou ao todo 500g.

A verdade é que nunca consegui produzir quantidade suficiente para suprimir as necessidades dela e quase nunca tive uma fuga de leite, mesmo quando fico várias horas sem amamentar como ainda hoje aconteceu porque tive de ir ao hospital* e não a quis levar.

Por isso digo que amamentar a Bailarina não é uma garantia. Tenho de estimular diariamente, colocando-a sempre a mamar 20 minutos em cada mama antes de passar ao suplemento e a minha sorte é que ela é uma bebé bem paciente e apesar de chorar quando não sai nada, não desiste e continua, por insistência minha (muitas vezes infrutiferamente) a tentar "sacar" algumas míseras gotas.

Apesar de ouvir todos os dias que "não vale a pena" e que "não adianta que ela fica com fome" e que "aquele leite não lhe faz fartura", ou "dá-lhe o leite da farmácia que é bem melhor" não creio que está na hora de desistir e só desistirei qundo o meu corpo não me trair e não tenha mesmo mais leite. Não querendo tentar arranjar um motivo para tal, creio que o facto de ter tomado Parlodel durante vários anos antes de engravidar, para baixar a prolactina, não me terá ajudado nesta parte.......


*Já não sou diabética!! Yupi!!! E não imaginam como é fácil beber aquilo sem estar grávida... ehehehe

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ataque às cólicas

As cólicas continuam por aqui... :( 
Gases, gases e mais gases! Não dá para perceber como é que algo tão pequenino pode conter em si tamanha quantidade de gases...

O desespero é tão grande que desconfio que em quase 6 semanas, a Bailarina não conseguiu adormecer em nenhum dia entre as 3 e as 5 da manhã. É, sem dúvida, a altura mais crítica do dia!

O aero-om foi o primeiro a vir cá para casa e apesar de não curar as cólicas sempre a alivia durante algum tempo já que a sucção a ajuda um pouco.

Como as cólicas se mantiveram começamos com o chá de funcho da nutribén. Os resultados também não foram satisfatórios já que bolsava quando o ingeria, mas desde que o colocamos junto com o leite já não vem tudo cá para fora. Tivemos alguns bons resultados com ele, mas como foi combinado com outros produtos, não sabemos bem qual deles é que a está a ajudar... :S
Depois além dos gases começou a vir a obstipação e em vez de fazer cocó várias vezes ao dia, passou a fazer um ou dois a cada dois dias... Conclusão, muitas dores, muito choro e barriga gigante e distendida. Aí, alteramos o leite que continuamos a dar como complemento à mama. Passámos do Aptamil para o Aptamil Comfort.

Os poucos resultados só se começaram a ver quase uma semana passada, tendo começado a fazer 1 cocó diariamente, mas com muitas dores e choro a acompanhar. 
Continua a puxar inúmeras vezes por dia, fica toda vermelha, mas não consegue mais do que libertar uns míseros gases.

Na consulta de neonatologia, receitaram-nos leite de magnésia e temos dado uma colher de café entre as refeições 1 a 2 vezes por dia. As cólicas continuaram e mantivemos 1 cocó por dia. Entretanto desistimos do chá e mantivémo-nos apenas com este.

Hoje, desesperada por mais uma noite em que não pregou o olho desde a meia-noite até às 10 da manhã, a chorar a maior parte do tempo, resolvemos apostar num produto que o nosso enfermeiro de família aconselhou, o Infacalm.
Ainda é cedo para saber se resulta ou não, no entanto é um excelente substituto do aero-om, já que o objetivo é exatamente o mesmo (diminuir a tensão superficial das bolhas de gás, de forma e serem mais facilmente eliminadas) e não contém glucose. Sabe a framboesa e é muito agradável ao paladar.

O próximo passo, caso esta situação não venha a melhorar (desejem-nos sorte) é mesmo experimentar o BioGaia, um probiótico. Contém bactérias benéficas que auxiliam a digestão, restaurando o equilíbrio do trato intestinal


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Notícias nossas

A Bailarina com 10 dias
O tempo não estica! Já comecei este post 2 ou 3 vezes e acabo sempre por não o conseguir terminar.
Apesar de ter muita coisa para contar, a prioridade (quando não estou com ela) é sempre dormir, comer, tomar banho, lavar os dentes e tratar da casa... eheheh

Hoje estivemos na consulta do 1º mês e tivemos uma boa notícia :) Já pesa mais de 3kg!!!! Yupi!!! :D Pesa 3,020kg.

As cólicas e a obstipação têm feito parte do nosso dia-a-dia :S
É desesperante vê-la sofrer :(

Além disso tem andado com os sonos trocados. Dorme profundamente durante o dia e para a acordar para mamar tem sido muito complicado 
porque adormece a mamar e de noite chora com dores e não consegue descansar.
 

Para a obstipação temos usado o leite de magnésia em pequenas quantidades (receitado pela neonatologista) e já mudámos de leite para um mais facilmente digerível! Infelizmente continuo a dar o suplemento e apesar de notar que tenho mais leite, este continua a não ser suficiente para as necessidades dela. O mais importante é que está a crescer e apesar do baixo peso, é uma menina saudável.