segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Aos 16 meses

Pois que tenho deixado cá poucos registos das evoluções da bailarina e na verdade que já são tantos que não saberia por onde começar! Shame on me :(

Mas deixo apenas alguns apontamentos que acho que terão graça para recordar daqui a uns anos...

1º Apontamento: Estratégia para acalmar!

Descobrimos a melhor estratégia do mundo para a acalmar: fazer uma massagem bem ao de leve nas pernas, braços, costas, enfim, não é esquisita desde que a estejamos a "coçar"!!!

É que adora mesmo e fica com-ple-ta-men-te imóvel enquanto estamos a mexer-lhe. É engraçado ver que todo o corpo fica rígido com a excepção dos olhos que mexem para um lado e depois para o outro a tentar ver tudo... ehehehe Dá impressão que tem medo que paremos de mexer caso se mexa :)

Tenho de filmar porque é demais!


2º Apontamento: Leitura e escrita

Ultimamente temos-lhe lido um livro e fazemos por passar o dedo por baixo das frases que estamos a ler pausadamente, para ela ter noção que as palavras vêm dali e que estão escritas!

Estes dias temo-la apanhado a passar o dedito por baixo das letras e a falar aquele dialeto fantástico que só ela conhece. :)

Já tinhamos tentado antes, mas nunca até esta última semana tinha demonstrado interesse em escrever... Foi para a entreter no restaurante, mas escreveu durante vários minutos num papelito  com uma caneta. Temos de experimentar novamente os lápis de cor e os lápis de cera!


3º Apontamento: Linguagem

Palavras mais ditas estas últimas semanas:

- cóóóu [quando pede colo]
- ábua [para mar, piscina, beber, banho] E como ela gosta de dizer!!!
- [luz] aponta para qualquer fonte de luz, mesmo que esteja desligada.
- pa pa pum [foguetes] O que ela ama o barulho dos foguetes ;)
- [bola]
- iã [camião]
- ião [avião]

Anda apaixonada por bolas, aviões e camiões:P
Quando vê um avião no céu delira e diz ião vezes sem conta e a correr em direção a ele e aos gritinhos. Fixa-o até desaparecer de vista e depois faz com as mãozitas que não há.

Em termos de vocabulário não há palavra que não diga por imitação! Repete tudo...
Por iniciativa própria já tem um vocabulário vasto e está naquela fase em que diz várias vezes a mesma palavra quando lhe perguntamos o que quer, mas que nem nós pais sabemos o que é... :/
É notória a frustração dela quando não entendemos o que ela quer dizer!

Quando brinca com objetos iguais de cores diferentes, tipo legos ou os discos de encastelar diz (para verde) ou zu (para azul)! Estou a ver que está com vontade de aprender as cores :P




1 comentário:

  1. Também utilizo essa estratégia com o Rafael para o acalmar quando vai dormir, mas ele encolhe-se todo! Tem cócegas até quando só lhe estamos a tentar mudar de roupa...
    Está linda a tua menina!! E a crescer a cada dia! As birras já são naturais nessa idade!!
    Quanto ao post anterior, nós em férias também temos algumas dificuldades nas primeiras noites. É normal eles estranharem o local e demorarem muito mais tempo a adormecer. Mas existem alguns truques: levar sempre alguma coisa com a qual ela esteja habituada a adormecer (boneco, almofada, manta); não deixar fazer a sesta e cansá-la ao máximo; adormecê-la na cama dos pais... normalmente resulta!!
    Boa sorte para a próxima vez!
    Beijinhos

    ResponderEliminar