sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Os bits de inteligência

Andei a evitar usar o tablet nestas andanças das atividades, já que é uma ferramenta que ela adora e que até já explora sozinha, mas que lhe prende a atenção durante mais tempo do que eu preferiria, no entanto, se bem explorado pelos pais, há aplicações fantásticas para todas as idades.

Esta chama-se Flashcards Portuguese Lesson (Vannala mobile apps). É muito completa, integrando temas como: partes do corpo, animais, alfabeto, números, dias da semana, formas, cores, frutas, legumes e aves.

São bits de inteligência (usados no método de Glenn Doman) que são basicamente cartões com imagens aos quais estão associados um estímulo auditivo, ou seja, a palavra a que corresponde cada objeto). Pretende aumentar o campo lexical, assim como a concentração/atenção.


Esta tem o inconveniente de ser em brasileiro e se quisermos ser picuinhas, na parte da geometria até nem gosto que misturem os sólidos com as figuras geométricas, mas assim mesmo ela gosta e tem algum interesse didático para a idade dela.

Como é difícil de mostar com fotos, decidi partilhar este pequeno vídeo sobre as formas geométricas. 


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Os sólidos geométricos e as construções



Os blocos de madeira são muito versáteis e ela adora-os! No início, quando são pequeninos dá para trabalhar as cores e depois os sólidos geométricos.

Gosto especialmente de lhe perguntar o nome do paralalepípedo, porque a resposta tem sido o "arapipo" e soa incrivelmente bem! :P

Tentei inovar e decalquei com as cores correspondentes algumas formas para ela sobrepôr. Senti-me boa educadora porque até fui buscar inspiração ao método montessori e pi pi pi, e depois de 2 minutos sem sequer ter terminado a tarefa, diz-me que quer é fazer torres! :(


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Ela e as letras


Hoje o pedido recaiu nas letras. Letras?! Mas não tenho nada com letras para a tua idade!!!

Lembrei-me de uns autocolante que vieram junto com uma mala de plasticina e afins, imprimi uns desenhos e saiu uma atividade com letras!

L de lua
P de pão
M de mala
...


terça-feira, 18 de agosto de 2015

Livros de atividades

O que mais se ouve lá em casa por estes dias é...

- Mamã, vamos fazer uma atividade, por favôoooo...

[Agora nem que eu queira, me consigo livrar da atividade diária]

Haja números para ligar e autocolantes e há uma menina feliz!



Este livrinho tem várias atividades e custa pouco mais de 2€. Comprei-o na book it. Vale a pena!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

As aguarelas


Ela adora pintar com as aguarelas e por vezes é difícil convencê-la a usar outros modos de pintar. São perfeitas para grandes superfícies e para quem tem pouca paciência para preencher todos os espaços em branco.


 Hoje a novidade foi usar a esponja.


Agora já temos mais uma peça de fruta para juntar às anteriores.

domingo, 16 de agosto de 2015

Delinear...

Talvez seja precoce este tipo de atividades para a idade dela, mas ela adora passar por cima dos picotados! Fica tão concentrada! Coloca a cara quase em cima da folha de papel a delinear :)

Usamos lápis de cera porque me pareceu mais fácil. Para a próxima acho que amplio mais a imagem para não ser um trabalho tão delicado.

Antes de começar a atividade, passei-lhe o dedo indicador pelas linhas e ela aproveitou para andar pela sala a saltar, imitando os saltos dos animais. Entretando escrevi o nome dos animais como ela os pronuncia atualmente. É sempre uma boa recordação.

sábado, 15 de agosto de 2015

Os ecopontos e a reciclagem

Esta atividade fez-me perceber o quanto eles aprendem observando.

Desde sempre nos viu a reciclar e vai sempre connosco, ajudando na tarefa de distribuir os resíduos pelos ecopontos. Nesta folha, conseguiu identificar quase todos os ecopontos corretos para cada objeto sem ajuda! ;)


Esta pequena ficha permite explorar a oralidade, estimulando-os com perguntas sobre o material de que é feito cada objeto e qual o ecoponto onde deve ser reciclado.

Por baixo de cada objeto escrevi o nome de cada um. Isto é importante porque ela apercebe-se que a cada palavra corresponde um símbolo escrito.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Os dias da semana

O interesse dela pelos dias da semana é inegável.
Começou com a escolarização e em apenas 2-3 meses já começou a identificar a terça-feira como o dia da música, a sexta-feira como o dia da ginástica, o sábado e o domingo como os dias de brincar com os pais.

Não é propriamente uma atividade para ser feita num dia, mas todos os dias, logo pela manhã. 
A estrela é amovível. 
O código de cores é importante porque como não lê, acaba por identificar o dia pela cor.

O quadro foi todo plastificado para ser durável.


Enquanto eu fazia o quadro, aproveitei os restinhos de papel que iam sobrando e dei-lhe um tubo de cola de baton. Recortou e colou os pedacinhos coloridos numa folha branca. Tão simples e tão satisfatório para uma menina de 3 anos.


Ideias para outras atividades:
- Deixei o quadro mais comprido do que o necessário, para mais tarde, se quiser, acrescentar o tempo que faz (clima). Basta fazer um sol, uma nuvem cinzenta, uma nuvem com chuva e fico com duas atividades diferentes para o mesmo quadro.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

As cores e os puzzles


Além de explorar as cores e obviamente a motricidade fina, dá para explorar vários objetos, entre os quais animais, frutas e legumes, meios de transporte, etc.


Aproveitei ainda para explorar algumas questões sobre a lateralidade, perguntando:

- Essa peça vais encaixá-la no lado diteito ou no lado direito?

ou

- Vais colocá-la em cima? Em baixo? No meio?

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

As férias e a escola

Com a bailarina em casa a dizer [a toda a hora] que quer ir para a escola e que tem muitas, muitas saudades, lembrei-me de lhe preparar pequenas atividades diárias que lhe façam lembrar a rotina escolar. Estou a pensar em atividades de pré-leitura e de escrita (fiz este ano uma formação bestial nesta área e tenho muitas ideias) de desenho e ilustração, pintura e modelagem, recorte e costura e sei lá mais o quê!!!
A ideia é proporcionar-lhe atividades simples, preparadas com material que haja cá em casa e que lhe proporcionem momentos de partilha em família. Não tenho a pretensão de lhe ocupar mais de 20 minutos diários com estas atividades, até porque o resto do tempo serve para correr lá fora, para andar de bicicleta (que já faz tão bem), de saltar ao pé coxinho, de brincar com os cães, de nadar na piscina, de brincar com os brinquedos que recebeu no Natal e no aniversário e que ainda não tinha explorado, de ver os zanimados (desenhos animados)...

A atividade do dia foi do mais básico que há: usar os lápis de cor para pintar duas peças de fruta. Gosto sempre de incluir as palavras escritas (poder ler manuscrita ou em letra de imprensa). O que ela gostou mais? De afiar os lápis!!! Acho que todos os miúdos adoram essa tarefa ;)


Ideias para próximas atividades:
- Guardar as aparas dos lápis para usar em colagens.
- Juntar mais frutas e fazer um póster de frutas.

E vocês, como fazem para entretar as vossas crianças?