quarta-feira, 12 de agosto de 2015

As férias e a escola

Com a bailarina em casa a dizer [a toda a hora] que quer ir para a escola e que tem muitas, muitas saudades, lembrei-me de lhe preparar pequenas atividades diárias que lhe façam lembrar a rotina escolar. Estou a pensar em atividades de pré-leitura e de escrita (fiz este ano uma formação bestial nesta área e tenho muitas ideias) de desenho e ilustração, pintura e modelagem, recorte e costura e sei lá mais o quê!!!
A ideia é proporcionar-lhe atividades simples, preparadas com material que haja cá em casa e que lhe proporcionem momentos de partilha em família. Não tenho a pretensão de lhe ocupar mais de 20 minutos diários com estas atividades, até porque o resto do tempo serve para correr lá fora, para andar de bicicleta (que já faz tão bem), de saltar ao pé coxinho, de brincar com os cães, de nadar na piscina, de brincar com os brinquedos que recebeu no Natal e no aniversário e que ainda não tinha explorado, de ver os zanimados (desenhos animados)...

A atividade do dia foi do mais básico que há: usar os lápis de cor para pintar duas peças de fruta. Gosto sempre de incluir as palavras escritas (poder ler manuscrita ou em letra de imprensa). O que ela gostou mais? De afiar os lápis!!! Acho que todos os miúdos adoram essa tarefa ;)


Ideias para próximas atividades:
- Guardar as aparas dos lápis para usar em colagens.
- Juntar mais frutas e fazer um póster de frutas.

E vocês, como fazem para entretar as vossas crianças?

Sem comentários:

Enviar um comentário