terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

22 meses e muitas coisas soltas...

Aos 22 meses as frases simples estão instaladas. 

A primeira frase que disse (ou que nos tenhamos apercebido) foi em tom claro e sonoro:

- Meu! Istémeu! [ Quando viu os ricos testes dos meus alunos que saíram dali um pouco amarrotados. ]

:D

Agora o que mais se ouve é: 

- Isté carro, 
- Isté cão,
- Isté bauão (balão), 
- Isté azú (azul) e para tudo mais o que quer nomear ou adjetivar!

Distingue bem o grande do pequeno (também o maior), o frio do quente,  o escuro do claro, e já usa o adjetivo giro ou bonito para coisas que gosta.

Hoje colocamos uma lâmpada num espaço que há muito tinha fundido e que assim foi ficando... Quando viu a novidade disse: "Uau, que giro!" :)

Anda numa fase de amor-ódio aos balões!!! Adora e tem medo ao mesmo tempo. Quando um rebenta fica sem lhes querer mexer durante uns tempos e agarra-se a mim a dizer: "Tem mê" ao mesmo tempo que encorrilha a testa :P

Já usa o plural em algumas palavras. Um que usa muito bem é balão/balões.

Consegue fazer pequenos relatos do dia-a-dia e é tão engraçado! Estes dias eu e o marido fomos jantar fora e ela ficou com a minha mãe. Quando chegamos perguntamos-lhe se tinha comido tudo e o que tinha jantado. A resposta foi pronta: "Sopa, arroz, carne e iogurte". Depois até nos disse quem lá tinha estado de visita :D 
Só quando vai à avó é que come iogurte, porque continua a comer mal a fruta e a avó gosta de lhe fazer a vontade... ehehehe A minha mãe ficou a rir-se a pensar que já não me podia enganar!!! kakaka
É nesta fase que temos de começar a ter em atenção ao que dizemos e fazemos perto dela! :P

Hoje ia com ela no carro quando começa a repetir a mesma palavra inúmeras vezes (a miúda é insistente quando quer). Era qualquer coisa como "cóni". 
Perguntamos várias vezes o que era, se era isto, se era aquili e ela sempre disse "não"... até que me lembrei que tinhamos passado pelo Continente (hipermercado)! Disse logo que sim, ou melhor respondeu "Poizé", como quem diz "pois é". E era mesmo, porque de regresso a casa voltamos a lá passar e se tinhamos dúvidas, naquela altura ficou claro!
Agora me pergunto, como é que a miúda sabe o que é o Continente????!!! Cá para mim a publicidade da televisão funciona bem... demasiado bem ;)

Continua apaixonada pelo animais e reconhece inúmeros animais pelo nome e pelo som que fazem :)

Este filme é para me redimir de quase 2 meses sem cá passar... De salientar que o filme já foi gravado em Dezembro :( Enfim, o tempo corre, corre depressa demais.

Por falar em Dezembro, na noite de Natal a avó cortou-lhe pela primeira vez o cabelo. A madeixinha guardei-a num lencinho de papel para colocar no livrinho dela (tenho de vos mostrar) e na confusão da noite deve ter ido parar à lareira :( Fiquei tristinha... Vale-me aquele madeixinha preta que cortei no dia do batizado :)

video

2 comentários:

  1. Q lindaaaaaa e grande e desenvolvidaaa! :) <3
    O Afonso tb n gosta muito de fruta no seu estado normal, mas adora a sua papa de aveia, q quase n tem aveia e está carregada de fruta esmigalhada. Come 3/4/5 peças de fruta diariamente sem saber! ;)
    Um dia lá há-de chegar à fruta no estado natural, tenho fé, pq ele gosta do docinho da papa! ;)

    ResponderEliminar
  2. está tão boa. e adorei o jogo do tablet - a Bailarina está espectacular a acertar em tudo! tenho de procurar um desses jogos :)

    ResponderEliminar