sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Para quem interessar aqui fala-se de cocó...


Depois de uma semana sem comer praticamente nada*, eis que chega uma valente crise de obstipação!

Ontem fui com ela à casa de banho várias vezes com intervalos de cerca de 5 minutos.

Todas as vezes que lhe perguntava se queria ir à casa de banho a resposta  [sempre entusiasta] era:
Xiiiiiiiiimmmmm
E ela nunca diz que sim se não estiver realmente necessitada!

Nas primeiras duas vezes fez imensa força, mas como nada saía acabei por desistir... À terceira tentariva fez tanta, mas tanta força que mais tarde me apercebi que ficou toda manchadita na pele da carinha e no peito :(

Mas, o pior foi quando o maldito começou a sair e ela começa a chorar e a abanar com a cabeça a dizer que não de tão atrapalhada que estava... Fiquei tão aflita que chamei o pai que ajudou a remover a "pedra" gigante. (Só nessa altura é que ele me disse que no dia anterior tinha acontecido a mesma coisa...).

Passados uns minutos volta a pedir e aí pensei que a coisa seria mais pacífica já que o pior já tinha saído, mas enganei-me :(
Havia muito mais para sair e ela sempre a fazer uma força brutal e na hora H fartava-se de chorar... Só depois ao limpar o rabinho é que reparei que havia sangue e na sanita também. Cortou-me o coração...

Dei-lhe na hora uma colherada de leite de magnésia (laxante receitado pelo pediatra) e hoje repeti.

Infelizmente não resultou... Até ao final do dia não voltou a fazer nada! :(

Eu, desesperada com o sofrimento dela, antes de ir para a cama coloquei-lhe uma cânula inteira de bebegel. Chorou não sei bem se por desagrado se de dor do traumatismo de ontem. Lá a levei à casa de banho e com algum esforço lá fez uma coisita ínfima... 

Agora dorme,  mas continuo a ver a carita atrapalhada dela... Realmente mãe sofre! É um chiché dos mais verdadeiros que conheço.

Mamãs experimentes, conhecem alguma técnica infalível que resulte com os vossos pequenos? Estou disposta a experimentar tudinho. Só não a quero ver sofrer mais.

Eu tenho uma técnica que costuma resultar bem que é dar-lhe papaia. Amanhã nem que corra os supers todos tenho de trazer papaia para casa!!!

Para quem quer saber mais um pouco sobre cocó, pode ler este post da querida Luarte e que resulta muito bem com a bailarina :) Reparem na posição da foto ;)

 *Já estou habituada a estes cenários e desta vez desisti de insistir...

4 comentários:

  1. Já vi que comentaste o meu comentário no blog da Luarte por isso sabes o que acontecia cá em casa. Digo acontecia porque as fezes do Tiago mudaram drasticamente. Calculo que com a idade e amadurecimento dos intestinos. Está totalmente diferente e normalíssimo. Ufa. Mas até lá era uma desgraça e o que eu tenho cuidado com a alimentação, sabes disso.

    Por aqui água, muita, imensa. Frutas mais ácidas e ameixa seca, esta última a melhor de todas. Resultava muito bem. Nunca dei farelos porque a obstipação dele era mais na espessura do cocó e não dos dias que levava para fazer porque sempre fez com regularidade.

    Lubrificava o rabinho (pode ser com vaselina) para não ferir e se saia sangue usava uma pomada própria chamada Hemofissural. Fala antes com o pediatra para saber se podes usar. Eu penso que sim mas dá-lhe uma palavrinha.

    Beijocas e as melhoras à bailarina.
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas, querida Anabela!
      Sei bem o cuidado que tens com a alimentação. Por cá também tentamos principalmente com a dela que come tão pouco que tentamos dar-lhe sempre o melhor!
      Hoje desesperada, voltei ao bebégel e já saiu mais molinho...
      O intestino da bailarina é mesmo muito irregular. Tanto faz várias vezes por dia, como fica um ou dois dias sem fazer sem problema nenhum na dejeção seguinte...
      Ameixa seca nunca tentei, mas vou procurar.(Aposto que vai cuspir tudo como faz com tudo o resto). Vou experimentar papaia com kiwi a ver como corre ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ai que chatice, infelizmente sei bem o que isso é pois a minha mais velha esteve medicada uns quantos meses à conta disso.
    Por cá davamos muito kiwi,laranja, espinafres e aveia. Evitar banana, cenoura e arroz ( não dar mais do que 1 vez a cada 48h).
    Conseguimos largar a medicação à conta da dieta.
    Tens de ter atenção ao rabinho, no caso da minha cortava mesmo ( daí a medicação para amolecer as feses).
    Espero que melhore rapidamente.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chris, infelizmente sabemos o que é vê-los sofrer assim :(
      Cenoura a rapariga mal lhe sente o sabor (na sopa é sempre uma rodelinha ou duas e arroz aí já não posso dizer nada, que ela adora :D, mas come tão pouquinho que acredito que não seja por isso :(
      Nunca lhe dei aveia :D Vou experimentar ;) Mas com muita, muita água, senão... lá se vai o efeito todo :P
      Obrigada pelas dicas!
      Beijoca

      Eliminar