quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Um dia cheio de emoções

Ontem foi dia de nova ecografia do 3º trimestre. 

O papá foi comigo e ainda bem que assim foi porque saímos de lá com indicação de nos dirigirmos à urgência porque a bebé estaria em risco de taquicardia...

Fiz pela primeira vez as famosas cintas e o raio da pulsação da miúda estava completamente alterada! Chegou a atingir as 200 e tal pulsações!!!! Que desespero.
Quando fui atendida pela obstetra da urgência (1h30 depois das cintas) disse-me que realmente estavam muito altas e que não conseguia perceber porquê, já que eu não estava com febre nem com quaisquer outros sintomas de alarme. Pediu-me para repetir o exame depois do almoço e depois de tarde, voltou a pedir para repetir após o jantar. 

Passei o dia inteirinho no hospital e vim embora, como se costuma dizer, de mãos a abanar...
A médica da noite já era outra e disse-me que o último traçado já estava melhor e que provavelmente foi só pelo facto da bebé estar muito agitada, mas a verdade é que os valores que eu vi no monitor não eram muito diferentes dos da manhã.
Não chegaram aos 200, mas rondaram os 190 :((((

Sinceramente não sei o que pense. Só queria que me tivessem dado uma possível razão para tal estar a acontecer e o pior é que não há nada que possa fazer para ver esse problema resolvido.

Ainda me perguntaram se tinha bebido chá ou café e no último mês mal provei chá, já que café nunca bebo... E sinceramente pela minha alimentação, não creio que esteja relacionado, já que a miúda só tem recebido pela minha boca o estritamente necessário. 

Já durante a noite, quando estava na enfermaria, correu um zum-zum de um casal que também estava nas urgências junto comigo, que teria perdido o bebé. A mãe não o sentia desde a véspera e resolveu ir às urgências, mas infelizmente já foi tarde demais... É sempre devastador saber destas notícias quando já estamos numa situação de maior fragilidade. Hoje tenho pensado todo o dia naqueles pais :(((((

sábado, 25 de fevereiro de 2012

SALDOS!!!

Será que fui a única mamã ou pré-mamã que perdeu o tino nestes saldos a comprar roupinhas para o/a bebé??????

É que já cá mora roupinha para o próximo Inverno!!! :) Adoro os últimos dias da época de saldos.

Eu bem queria, mas não sou de ferro e não consegui resistir. Se por um lado são lindas de morrer, por outro as roupinhas estavam tão baratinhas que dá gosto comprar assim ;) Comprei cerca de 20 peças pelo preço de 4!!!
Maravilha, não????
E assim se poupam muitos trocados! Nos saldos do próximo Verão, tentarei fazer o mesmo.

Haviam de me ver cheia de roupa na mão quando paguei na caixa! Parecia que era uma funcionária a trocar a roupa de cabide. ehehehehheeh

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

40 dias

Hoje faltam exatamente 40 dias para a data prevista do parto e foi também dia de consulta de nutricionismo e de obstetrícia!

A bebé continua no percenti 50-75, o que é perfeito! A mamã é que nos últimos 15 dias apenas aumentou 200g de peso. Conclusão, estou a portar-me muito bem. Até saí do consultório com um "Parabéns", mas tive de prometer comer sempre arroz, massa ou batata às refeições principais (pouquinho, claro!) e fiquei de fazer 2 lanches em vez de 1, ou seja, posso comer mais do que tenho comido até agora, principalmente porque tenho feito exercício diariamente =) =) =)

Na próxima semana, há mais duas aulas de preparação para o parto e nova ecografia do 3º trimestre. Estou curiosa para saber quanto já pesa a bailarina :) É que pelo volume da barriga e pelas ondulações que tenho sentido, tudo indica que está mais crescida ;)


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Visita à sala de partos

Esta visita de repente fez-me acreditar que a realidade que lá observei em breve será a minha e mesmo assim continuo a achar que ainda tenho muiiiito tempo... lol

Não fui apanhada de surpresa, pois já sabia que não ia para um hotel de 4 ou 5 estrelas, mas ainda há algumas coisas que me metem um pouco de confusão e uma delas é o papá não poder assistir ao parto caso seja uma cesariana e mesmo a mãe não ficará com o bebé durante aquelas 2 ou 3 horas após o parto em que está ainda no bloco :( Ou ainda, o papá poder apenas "espreitar" o bebé no hall do hospital para onde será posteriormente transferido para o berçário, o que significa que as primeiras horas de vida do bebé, supostamente as horas em que está mais reativo, não estará nem com a mãe, nem com o pai :( :( :(
Pior de tudo é que nas aulas de preparação para o parto apregoam que é desejável que a 1ª mamada seja feita durante esse período de tempo.

Que seja o que Deus quiser e o que for melhor para ambas na altura do parto, mas sabendo destas condicionantes do hospital onde nascerá a bailarina, espero que o parto natural seja viável!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A primeira roupinha

Afinal o primeiro conjuntinho já está escolhido e encomendado...
Ufa, menos uma coisa para pensar!
Agora é começar a pensar o que levar para a maternidade.
Esta semana, eu e o papá iremos visitar a sala de partos lá da maternidade onde nascerá a bailarina.
Espero que nos dêem alguma indicação sobre quais os ítens a incluir para a mamã e para a bebé.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Lembrete

O que ainda tenho de comprar para o enxoval da bebé:

- A 1ª roupinha (Não encontrei nenhum conjunto pequenino e quentinho. Nos saldos já não há variedade nenhuma e na nova coleção já é tudo muito fresco)
- Meias calças de recém-nascido (está a ser difícil de encontrar...)
- Termómetro para o banho
- álcool a 70º para o umbigo
- mola para chupeta
- garrafa térmica
- mais um biberão (só tenho um)
- arejadores de mamilos (segundo a enfermeira parteira são ótimos para evitar gretas nos primeiros dias de amamentação)
- balde do lixo
- almofada de amamentação (ainda estou indecisa se comprarei ou não)

E para já penso que seja o mais importante!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aulas de preparação para o parto

Hoje fui à primeira aula de preparação para o parto.

O tema foi o Puerpério e fiquei contente com as explicações que foram dadas, mas o que gostei mais foi de saber quais os procedimentos normais no hospital onde nascerá a bailarina...

Fiquei a saber que no caso do parto vaginal, colocam o bebé a mamar nas duas primeiras horas de vida (que pelo que disseram são os momentos em que o bebé está mais reativo a tudo o que o rodeia durante o primeiro mês de vida), enquanto que no parto por cesariana, tal só acontece depois :(

Depois da aula teórica, ainda houve tempo para uns exercícios de relaxamento e de controlo da dor e outros de respiração. Gostei!

Pena que o hospital seja tão longe... Sendo assim optarei por ir apenas às aulas que me despertam mais interesse. Uma das quais não poderei deixar de fazer é a visita às instalações da maternidade e o papá também irá.

Consulta de nutricionismo

Pois era mesmo isso que eu temia...

As restrições que estava a fazer são as ideais para o meu problema. Continuarei a ter praticamente os mesmos hábitos que estabeleci para a semana que passou, mas... posso comer mais uma bolachinha ao pequeno almoço (yupi!!!), mais uma tosta ao deitar ou substituir por meio pão de cereais/centeio ou mistura e até posso colocar um pouquinho de manteiga! (Uau!!!)

De resto, é de manter as duas peças de fruta por dia (entre refeições e sempre acompanhada de glícidos de longa duração) e o leite ou derivados antes de ir dormir.

Descobri que a ceia é mesmo muito importante, porque um destes dias adormeci sem comer (estava estafada) e de manhã o nível glicémico estava baixíssimo, o que fez disparar o açúcar ao pequeno almoço, mesmo tendo comido o mesmo dos outros dias :(

Cá fica a dieta recomendada para os diabetes gestacionais:

Pequeno-almoço:
- Caneca pequena de leite com uma mão cheia de cereais sem açúcar (corn flakes da Nacional 0%)
ou
- Iogurte natural com uma fatia fina de fruta e 4 bolachas de água e sal Vieira de Castro ou 2 tostas quadradas integrais.
Nota: Pão nem pensar, porque faz subir muito de manhã!


Meio da manhã:
- 1 peça de fruta com 1 pão de centeio, mistura ou de cereais (pode colocar-se uma fatia fina de queijo ou fiambre de perú) ou 2 tostas integrais, ou 4 bolachas de água e sal.
ou
- 1 iogurte magro natural ou de aroma (Mimosa) e escolher entre bolachas de água e sal ou maria (4 a 6), 1 pão ou 1 peça de fruta*.

*Frutas permitidas: 1maçã, 1pêra, 1laranja, 1Kiwi, 2 tangerinas, 1 banana da Madeira bem pequena apenas 1x por semana,1/3 manga, 1/3 papaia, 1 fatia fina (1 dedo) de abacaxi, 1 fatia de 2 dedos de melão, meloa ou melância.

Almoço:
- Sopa sem batata
- Carne ou peixe (evitar fritos) com 4 colheres de sopa de arroz, 4 batatas pequeninas ou 20 fios de esparguete ou o equivalente noutra massa com legumes crus ou cozidos. (evitar a massa)

Lanche:
- O mesmo que a meio da manhã, mas pode incluir-se até 6 a 8 bolachas de água e sal Vieira de Castro, caso o jantar seja tardio.
Eu prefiro fazer dois lanches mais pequenos porque me dá maissensação de saciedade e os níveis não variam tanto ( Ex: meia peça de fruta + iogurte pequeno e depois 4 bolachas de água e sal ou 3 bolachas maria mais meia peça de fruta)

Jantar:
O mesmo que ao almoço.


Ceia:
Sempre leite ou iogurte (pode ser líquido de aromas magro) porque mantém os níveis estaveis durante várias horas, com 1/2 pão ou 2 tostas integrais ou 4 bolachas de água e sal.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ups!!!

As restrições alimentares estão para ficar e hoje quando me pesei (tenho o hábito de o fazer semanalmente), reparei que emagreci 1,5 kg!!!

Bolas, agora dá mesmo para perceber as limitações que uma dieta baixa em hidratos de carbono provoca...

Mas, o que verdadeiramente me preocupa é se o que a filhota necessita (nutricionalmente falando) vai lá ter ou então se estarei a ser severa demais com isto!

Infelizmente ainda não tive a tal consulta de nutricionismo e ando um pouco a aprender com base na experiência, o que faz ou não subir os níveis de açúcar.

Nestes 4 dias de experiência, em jejum os valores variaram entre 77 e 81, o que me parece bem.
Após o pequeno-almoço entre 104 e 138.
Após o almoço o mais baixo foi 79 e o mais alto 119. Este valor de 79 foi no dia em que fiz uma caminhada de mais de 30 minutos após a refeição e já verifiquei que o exercício resulta mesmo bem se for realizado logo de seguida à refeição :)
Ao jantar variou entre 80 e 131.

Fora das refeições principais é que tenho introduzido a fruta. Esta nunca deve ser consumida como sobremesa (no caso dos diabéticos, claro!).
A fruta acompanho com bolachas, cereais, tostas, leite ou iogurtes.

O pão até então está fora do cardápio, porque no único dia que o ingeri, com chá não açúcarado, os níveis de glicémia chegaram aos 138! :S
Tenho de experimentar o pão de cereais ou o integral, mesmo assim em pequenas quantidades.

Há por aí mais alguma mamã que tenha tido diabetes que me possa dar mais algumas dicas? Os valores estarão bons?
Estou mesmo ansiosa por falar com a dietista para saber se o que estou a fazer é ou não o mais indicado...

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Produtos para diabéticos que são bons para toda a gente

Estes foram alguns dos produtos que escolhi para ter lá em casa para poder variar a alimentação e principalmente para poder fazer snaks saudáveis dentro e fora de casa.

Os produtos gullón são produtos que não têm qualquer açúcar adicionado e há várias variedades disponíveis. Não são produtos muito baratos e convém dar uma vista de olhos aos rótulos, porque há produtos bem mais calóricos que outros. O bom é que são feitos com cereais integrais e têm uma quantidade razoável de fibras.



Estas bolachas de arroz são em geral baixas em calorias e curiosamente achei-as muito saborosas :) São salgadinhas :P O que andava eu a perder!!!
Uma bolacha desta marca tem 29 calorias e com um pouco de fiambre ou queijo fazem um bom snack. Esta marca foi a que descobri que tinha menor quantidade de açúcar! 

Em relação a tostas, as integrais têm à partida menor quantidade de açúcar. Esta marca tem aprox. 2,4g a cada 100g e são ótimas porque são fininhas e podemos comer mais que uma ;)

 A marca Nacional é, das marcas portuguesas, a que tem maior preocupação com a criação de produtos saudáveis. Há disponível, desta marca, bastante variedade de cereais, mas os corn flakes para tomar com leite ou com iogurte natural foi a solução mais barata e mais saudável de todas.


 Para bolachas de água e sal, não há nada melhor que as tradicionais (e também portuguesas) bolachas de água e sal da Vieira de Castro. São ótimas para acompanhar uma peça de fruta a meio da manhã. Há disponível em saquetas para levar na carteira.

 E com isto tenho variedade suficiente para fazer snaks variados e saudáveis de forma a não me cansar e a não tormar a altura de comer monótona.

O que convém relembrar é que todos os produtos apresentados são ricos em hidratos de carbono, pelo que mais importante do que não terem açúcar é ter cuidado com as quantidades que se ingerem, já que os hidratos de carbono por si só fazem aumentar a glicose no sangue. A quantidade ingerida, isso sim é a chave!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

As coisas que descobri nestes dias

1º Quase tudo o que comemos tem açúcar, mesmo as coisas que não são doces...

2º Os diabéticos gastam muito mais dinheiro em alimentação que o comum dos mortais.

3º Os diabéticos perdem horas da sua vida a ler rótulos. (A minha tarde de ontem foi passada no supermercado a comparar rótulos de todos os produtos básicos que necessito de ingerir)

4º O exercício físico após as refeições é a melhor forma de controlar os picos de açúcar

5º A fruta após as refeições faz a glicémia disparar. A fruta deve ser ingerida apenas entre as refeições principais.

6º Tirar sangue do dedo com este frio não é tarefa fácil! lol

7º O diabético não passa fome. Tem apenas de se habituar a comer de uma forma diferente do habitual. (E com isto não posso dizer que é fácil comer e não ficar nunca saciada... mas lá chegarei :))

8º Registar tudo o que como e obrigar-me a comer de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 é muito bom para controlar o apetite.

Afinal, isto tem corrido muito melhor do que tinha imaginado e o mais engraçado é que descobri produtos nutricionalmente muito adequados e que afinal são bem saborosos =)
Vou tentar partilhar alguns deles em breve!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Diabetes gestacionais

Infelizmente, venho a descobrir que o meu maior receio desde o início da gravidez afinal teve/tem razão de ser...
Estou com diabetes gestacionais.

No teste de glicose, os resultados foram os seguintes:
                                 jejum : 76
                                 1 h : 190
                                 2 h : 168  
Estes são os valores de referência para 75g de glicose:

                                 jejum : < 92 mg/dl (5,1 mmol/L)
                                 1 h : < 180 mg/dl (10,0 mmol/L)
                                 2 h : < 153 mg/dl (8,5 mmol/L)
Conclusão, tenho 2 valores positivos, sendo que o único que está dentro da normalidade é o em jejum.

Os próximos passos são consultas de obstetrícia bem mais apertadas, consulta com um dietista para definir a alimentação que terei daqui em diante e 4 picas por dia para controlar os níveis de glicose...

Tal como disse à médica, há que ver as coisas pelo lado positivo, vou passar fome, mas vou virar um poço de elegância!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Acabo agora de jantar, faço a 1ª pica e.... 107 :(
O pior é que o jantar já foi pensado em cortar nos glícidos. Comi um prato de sopa sem batata, pescada cozida com bróculos e uma maçã assada (sem qualquer açúcar, claro!!!).

Só espero vir a não precisar de insulina.

Depois disto só me lembro que para ter um filho tenho de me picar vezes sem conta... Ninguém merece.